A aposta da Renault nos utilitários é clara. Nos últimos anos, a marca lançou o Captur e o Kadjar em curto espaço de tempo. E agora, no Salão de Pequim, aposta mais uma vez em um modelo deste tipo. O do momento é a nova geração do Koleos, que ocupa o topo da linha de SUVs da fabricante.
A segunda geração do Koleos lembra visualmente os recentes lançamentos da Renault, especialmente o Megane e o Talisman. Além do estilo, a marca aposta nas novas dimensões do modelo, que ganha em espaço interno – maior que o Kadjar e até mesmo sua geração anterior – e tecnologia embarcada. Entre os mimos ao motorista, estão o volante com aquecimento, a central de entretenimento R-Link 2 e o sistema de som Bose.
O Koleos explora a aliança Renault-Nissan e usa a mesma plataforma do X-Trail (assim como acontece entre Captur e Juke ou Kadjar/Qashqai). O SUV será vendido com um sistema de tração que permite alternar entre duas rodas, quatro rodas automático e quatro rodas com bloqueio de diferencial.
A primeira geração do Renault Koleos nunca foi um sucesso de vendas. Mesmo assim, a expectativa da marca para o renovado modelo é mais otimista. Tanto que a fabricante francesa pretende vender o SUV em pelo menos 80 mercados. As unidades comercializadas na China terão produção local, em Wuhan. Os que abastecerão os outros países serão feitos na Coreia do Sul. Ao menos por enquanto, o Brasil não deve entrar na rota do Koleos.