Desde seu lançamento no Brasil, em 2012, o Toyota Etios passa por mudanças a cada novo ano/modelo. As mudanças mais profundas até agora são vistas na linha 2017, que chega nas concessionárias na próxima semana. Não tem design novo (apenas novas rodas), mas os motores 1.3 e 1.5 agora são fabricados no Brasil, estão mais potentes e se combinam com novas transmissões manual de seis marchas e automática de quatro. Também vale citar o novo quadro de instrumentos legível, todo digital.
Calma, o quadro de instrumentos continua no meio do painel – que não sofreu mudanças – mas os instrumentos analógicos de difícil leitura deram lugar a uma tela TFT de alta resolução de 4,2″ chamada Toyota Smart Screen. Tem dois lados: o direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. Também há diversas informações sobre condução, como a marcha do câmbio automático e até o valor do quilômetro percorrido. É de série em todas as versões, mas o Etios X não tem a iluminação com fundo azul.
Ainda no interior, toda a padronagem de acabamento é diferente e o isolamento acústico da cabine foi reforçado. Também passa a ter encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.
Questão de potência
Você deve estar curioso para saber como ficaram os novos motores 1.3 e 1.5, montados na nova unidade da Toyota em Porto Feliz (SP). Pois bem, o 1.3 16v Dual VVT-I, que só equipa o hatch na versão X, passou a render 98/88 cv com álcool e gasolina, respectivamente, a 5.600 rpm. O torque máximo é de 12,8 kgfm (etanol) e de 12,3 kgfm (gasolina), sempre a 4.000 rpm. Já o 1.5 16V Dual VVT-i rende agora 107 cv/ 102 cv a 5.600 rpm e o torque máximo é de 14,4 kgfm (etanol) e de 14,0 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm.
E eles se combinam a novas transmissões. A manual agora é de seis marchas e a embreagem passou a ter acionamento hidráulico (até então era por cabo), além do modelo ter o chamado IMT, sistema que funciona como um auxiliar de arranque para evitar que o motor “morra” nas saídas. A grande novidade, porém, é a estreia do câmbio automático de quatro marchas que está disponível em todas as versões, inclusive com motor 1.3. Ele tem software de gerenciamento AI Shift Control, que analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador para, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação.
A Toyota também diz ter recalibrado o sistema de direção elétrica e também a suspensão, com molas e amortecedores com carga revista para deixar o modelo mais confortável.
Versões, equipamentos e preços
Etios hatch X 1.3 manual – R$ 43.990
Etios hatch X 1.3 automático – R$ 47.490
Etios sedã X 1.5 manual – R$ 48.495
Etios sedã X 1.5 automático – R$ 51.995
Tem quadro de instrumentos digital, antena externa, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível, além de direção elétrica, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétricos.
Etios hatch XS 1.5 manual – R$ 48.995
Etios hatch XS 1.5 automático – R$ 52.495
Etios sedã XS 1.5 manual – R$ 51.695
Etios sedã XS 1.5 automático – R$ 55.195
Soma sistema de com com MP3, Bluetooth e USB, volante multifunção, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, abertura do porta-malas
por meio de botão, alto-falantes e tweeters e função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível.
Etios hatch XLS 1.5 manual – R$ 53.895
Etios hatch XLS 1.5 automático – R$ 57.395
Etios sedã XLS 1.5 manual – R$ 56.795
Etios sedã XLS 1.5 automático – R$ 60.295
Tem rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de áudio com tela touch screen com espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, revestimento do volante de couro, retrovisores externos com indicadores de seta integrados e bancos de couro.
Etios hatch Cross 1.5 manual – R$ 57.395
Etios hatch Cross 1.5 automático – R$ 60.895
Se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.