Hoje a BMW tem versão de seu motor 3.0 seis cilindros diesel com três turbocompressores. No BMW X5 M50d rende 381 cv. Mesmo assim a fabricante bávara quis ir mais longe e apresentou no Simpósio de Motores de Viena, na Áustria, protótipo de motor muito parecido, mas com quatro turbos!
Sim, quatro turbos, como no W16 8.0 dos Bugatti Veyron e Chiron! Pelo projeto, duas turbinas são de baixa pressão, para rotações mais baixas, e as outras duas são de alta pressão, para lidar melhor com as rotações maiores. Isso não só aumentou a potência do motor, como também teria tornado ele 5% mais eficiente.
O resultado da brincadeira são 400 cv a 4.400 rpm e torque de 77,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm, sendo que este foi limitado para que o câmbio automático de oito marchas fosse capaz de dar conta. Tudo porque a BMW pretende estrear este motor no Série 7, mais específicamente na versão 750d xDrive (tração nas quatro rodas). Ele se tornaria capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, com máxima limitada a 250 km/h.