Com lançamento marcado para o final de junho, a nova geração Porsche Panamera pode ser responsável por estrear o novo motor V8 biturbo da Porsche. Trata-se de um 4.0 que promete números de consumo, emissões e, principalmente, de potência menores do que o atual motor 4.8. E logo ele também estará em carros de outras marcas do Grupo Volkswagen.
Trata-se de um motor quadrado, com diâmetro e curso iguais (86x86mm), e com 500 cm³ em cada cilindro, seguindo a mesma ideia do 3.0 V6 da marca. Há dois turbos que o ajudam a alcançar os 600 cv e 82,9 kgfm de torque máximo alcançado a baixas 1.960 rpm. Mas o que ajuda a ter consumo até 30% melhor é o sistema de desativação dos cilindros.
A Porsche ainda destaca que, futuramente, poderá integrar este motor a sistemas híbridos e que ele pode trabalhar em conjunto com transmissões automáticas de oito marchas, ou de dupla embreagem (PDK).