Fora dos Estados Unidos desde 2014, o Toyota FJ Cruiser continua à venda no Japão, China, Austrália e no Oriente Médio, mas só até o final do ano. A Toyota anunciou que vai encerrar a produção do modelo na fábrica de Hamura (Japão) em agosto, colocando um ponto final nos 10 anos história deste SUV de duas portas inspirado no Bandeirante.
Mostrado como conceito no Salão de Chicago de 2003, o FJ Cruiser ganhou vida em 2006 com poucas alterações no design original. O estilo “diferentão, barroco, vanguardista” veio da inspiração no clássico FJ40 Land Cruiser, que você conhece simplesmente como ‘Toyota Bandeirante’, fabricado no Brasil entre 1959 e 2001.
Mesmo bastante rústico por dentro, fez bastante sucesso nos Estados Unidos em seus primeiros anos, muito em virtude da tração 4×4 com reduzida, do bloqueio do diferencial traseiro e da suspensão ajustável para trilha. Mas mas acabou sendo substituído – com sucesso, por sinal – pelo Toyota 4Runner, com quem até hoje compartilha o motor 4.0 V6 de 270 cv e 37,8 kgfm de torque. Curiosamente, o 4Runner e o Toyota SW4 têm o mesmo ancestral: o SW4 de terceira geração, vendido por aqui até 2003.
Antes de ter suas vendas encerradas nos Estados Unidos, o FJ Cruiser ganhou a série de despedida Ultimate FJ Cruiser (fotos), limitada a 2.500 carros. Mas não há uma nova série prevista para marcar o fim de sua produção.