O polêmico Porsche Panamera chega agora a sua segunda geração, mais bonito e prometendo agradar até quem não gostou de seu antecessor. A pré-venda do carro na Europa já iniciou, com preço inicial de 113 mil euros. As primeiras unidades, no entanto, só serão entregues em novembro. Por aqui, o carro deve aparecer no Salão de São Paulo.
O desenho segue as linhas da nova geração do Porsche 911 e agrada mais do que o modelo anterior. O interior mantém-se esportivo e aconchegante, trazendo desenho limpo, tela de 12,3” no centro do painel e duas telas no quadro de instrumentos, que mantém o posicionamento clássico com cinco círculos. Apenas o conta-giros central continua analógico.
O sistema InnoDrive combina informação de navegador GPS, do carro e de radar, sendo capaz de calcular a carga de aceleração e a marcha que deve ser selecionada para percorrer os três quilômetros de estrada que estão pela frente de forma mais eficiente.
Duas versões foram apresentadas, 4S e Turbo. A primeira possui opções a diesel e gasolina. O Panamera 4S possui motor V6 2.9 biturbo a gasolina de 434 cv e 56,06 kgfm. Suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com a transmissão de dupla embreagem e oito velocidades, a mesma das versões mais caras.
O 4S Diesel possui V8 biturbo de 416 cv e 86,6 kgfm, que vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Quem achar pouco pode optar pelo Panamera Turbo, com motor 4.0 V8 biturbo a gasolina, de 542 cv e 78,5 kgfm. Com este, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,6 segundos.
A carroceria cresce sensivelmente. O comprimento é 34 mm maior e o entreeixos 30 mm maior. Os preços na Alemanha são 113.027 euros para o 4S, 116.954 euros para o 4S diesel e 153.011 para o Turbo. A seguir, galeria de imagens completa do carro e três vídeos divulgados pela Porsche.