Apesar do nome que, de imediato, remete ao superesportivo supremo da Nissan, o Mercedes-AMG GT R tem personalidade própria. O esportivo será mostrado neste fim de semana no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, mas já deu as caras e teve todos os detalhes divulgados.
Com início das vendas previsto para o início de 2017, o Mercedes-AMG GT R está posicionado acima do AMG GT S, mas ficará abaixo do futuro AMG GT Black Series (previsto para o final de 2017). O que oferece é o motor V8 4.0 biturbo com 585 cv e 71,4 kgfm de torque, 75 cv e 12,2 kgfm a mais que o AMG GT S.
Com 1554 kg, também é 90 kg mais leve que o GT S, o que, juntamente com o aumento de potência, lhe faz acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos (0,2 segundos mais rápido que GT S). A velocidade máxima subiu 8 km/h, para 318 km/h.
A cor verde da carroceira nas fotos é chamada “AMG green hell magno”, referência ao circuito de Nürburgring conhecido como Inferno Verde. A carroceria também novos elementos aerodinâmicos, com destaque para a grade AMG Panamericana, derivada do carro da versão GT3. Há enormes entradas de ar, spoiler dianteiro, asa traseira e aleta na parte inferior da carroceria que se move para baixo automaticamente, até cerca de 4 cm, para melhorar a circulação do ar, sempre que o carro ultrapassa os 80 km/h em modo Race.
O escape é novo, 5,9 kg mais leve, e as rodas do eixo traseiro são direcionais e viram na direção oposta às da frente em velocidades inferiores a 100 km/h, e na mesma direção em velocidades superiores.
Por dentro, bancos AMG performance com cintos amarelos opcionais. Os detalhes amarelos também estão no painel de instrumentos.