Seja através de profecias, como as de Nostradamus, ou até por meio de desenhos animados, como os Jetsons de William Hanna e Joseph Barbera, prever o futuro sempre foi uma das grandes ambições do homem. E a Mini decidiu fazer o exercício de imaginar como serão os carros daqui a 100 anos. O resultado da experiência é mostrado no conceito Vision Next 100, que faz parte da apresentação do Grupo BMW sobre como serão os carros da fabricante quando completar 200 anos (em 2116).
Dos dias de hoje, o carro teria apenas as rodas, o volante e as proporções. Esqueça o sentimento de posse. Pelo que sugere o vídeo do Mini Vision Next 100, os ideais de economia compartilhada estarão bastante vivos em 2116. Com o slogan “todo Mini é seu Mini”, a marca sugere que os carros farão parte de uma grande rede de compartilhamento, sendo capazes de ir até o motorista onde quer que ele esteja, reconhecer o usuário e até lhe dar boas vindas.
Para os engenheiros do Grupo BMW, os carros serão capazes de se adaptar às necessidades do usuário. Todos os parâmetros podem ser acessados e personalizados através de um painel circular no centro da cabine, como o dos modelos atuais. Talvez a única coisa que a Mini deseja levar para o próximo século.