A quarta geração do Toyota Prius foi lançada oficialmente no Brasil. O carro híbrido mais vendido no mundo já está disponível nas concessionárias, com preço inicial de R$ 119.950. As novidades principalmente no desenho, mas mudanças mecânicas reduziram o consumo em 10%, fazendo dele o carro mais econômico do país.
O motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm teve poucas mudanças, que apenas reduziram seu peso. O 1.8 a gasolina de 98 cv e 14,2 kgfm foi redesenhado e está 10% mais econômico. A potência combinada é de 123 cavalos e o câmbio é CVT. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11 segundos e a autonomia é de 812,7 quilômetros na cidade. Nos testes do Inmetro, o consumo foi de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. O novo desenho externo também contribuiu, graças à redução do coeficiente de arrasto de 0,25 para 0,24.
Se a terceira geração do Toyota Prius possui desenho comportado, a nova faz o caminho oposto, com linhas fortes, recortes e soluções que deixaram o desenho um tanto polêmico. A inspiração vem do irmão Mirai, movido a hidrogênio.
O interior mantém os instrumentos no centro do painel e aprimora o estilo futurista já presente no seu antecessor. A carroceria cresceu para frente (60 mm) e para os lados (15 mm), mas a altura foi reduzida em 20 mm. São 4,54 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,49 m de altura. O porta-malas agora é de 412 litros.
O preço é R$ 2.340 maior que a geração anterior, que teve 800 unidades vendidas. Ainda neste ano a Toyota pretende vender 600 unidades da quarta geração. Para 2017 a projeção é de 1100 unidades. A falta de interesse – ou de dinheiro – dos consumidores brasileiros inviabiliza investimentos em fabricação local. Ainda assim, o objetivo da Toyota com este carro é popularizar os carros híbridos por aqui.