A nova geração do Honda Civic Type R está quase pronta. É sua versão conceitual a grande novidade da Honda para o Salão de Paris, mas sua versão de produção desta que será a versão mais esportiva do novo Civic já tem lançamento confirmado para o ano que vem.
Dedicada ao mercado europeu, a versão é baseada no Civic hatch – carroceria que mais faz sucesso no Velho Continente – e se destaca pelas modificações que visam melhorar a aerodinâmica do modelo. O pára-choque agressivo é acentuado pelo spoiler de fibra de carbono, enquanto o capô ganha uma tomada de ar central. Para arrematar, os faróis de LEDs são escurecidos.
O para-lamas dianteiro tem saídas de ar à moda do Subaru WRX, enquanto as rodas pretas aro 20″ calçadas com pneus 245 dividem os olhares. As saias laterais são de fibra de carbono, material que também está presente na base do para-choque dianteiro. É nele que se escondem as três ponteiras de escape. A ponteia central tem menor diâmetro e tem friso de metal vermelho. Ainda tem as aletas no teto direcionando o ar para o enorme aerofólio traseiro.
O que esperar do Civic Type R?
Quem se encarrega de produzir o Civic Hatch é a fábrica de Swindon, no Reino Unido. A produção do novo Type R tem início previsto para a segunda metade de 2017 e tem exportação confirmada para diversos mercados do mundo. Mais que isso: será o primeiro Honda Type R a ser vendido nos Estados Unidos.
É uma pena que o Civic Type R não esteja nos planos do Brasil. A geração atual tem motor 2.0 VTEC turbo de 314cv, que não garantiu apenas o 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mas também fez cravar tempo recorde de volta para carros com tração dianteira no circuito de Nürburgring Nordschleife: 7m50,63s. Pena que depois ele foi desbancado pelo Golf. Ao menos detém recordes em outros cinco circuitos europeus.