A Mercedes pretende entrar com força no mercado de carros elétricos. O primeiro passo é o conceito Generation EQ, um crossover que antecipa a família EQ. Esta sigla identificará os modelos da marca com motorização totalmente elétrica. No caso deste primeiro conceito, o motor entrega 407 cv e a autonomia chega aos 500 km.
O motor possui torque de 71,4 kgfm, levados ao solo pelas quatro rodas de forma permanente. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 5 segundos. As baterias ficam no assoalho, entre os eixos, com capacidade de 70 Kwh, garantindo 500 km de autonomia no ciclo NEDC.
O design do conceito não apresenta exageros futuristas. As exceções são as luzes de LED azul na grade e a ausência de retrovisores e maçanetas. O visual não lembra os modelos atuais da alemã, podendo indicar uma identidade visual exclusiva para os elétricos, que serão mais de dez modelos até 2025.
Por dentro há uma tela horizontal, semelhante à que já equipa alguns carros da marca, com quadro de instrumentos e sistema multimídia. Também há iluminação azul e a cor branca predomina no acabamento. O conceito acompanha um carregador sem fio, que deve ser posicionado abaixo do carro.
Com a introdução de carregadores de carga rápida de 300 kW, baseados dos padrões do Combined Charging System (CSS), apenas cinco minutos de recarga será o suficiente para percorrer 100 km. A versão de produção deste conceito será a primeira a chegar às lojas, em 2019, mirando no Tesla Model X.