O conceito Volkswagen I.D., principal atração da alemã para o Salão de Paris, foi revelado ontem. Agora, com sua apresentação oficial aparecem novos detalhes e imagens (galeria completa abaixo). Totalmente elétrico, é focado na direção autônoma e possui autonomia entre 400 e 600 km. Com 170 cv, vai de 0 a 100 km/h em oito segundos.
Grande expectativa ao redor do conceito se formou graças à Volkswagen. A empresa afirma que o hatch das fotos tem potencial para ser tão revolucionário quando o Fusca foi há sete décadas. Entre os destaques do carro está o interior, que oferece espaço de Passat em carroceria do porte do Golf. O comprimento é de 4,1 metros, 15,2 cm a menos que o Golf. Já seu entreeixos é 12,7 cm maior, colaborando com o espaço interno.
O interior tem aspecto extremamente limpo e minimalista, sem botões físicos. Nas imagens, parece estar inacabado. Não há tela central para o sistema multimídia ou saídas de ar condicionado, itens fundamentais. O volante é retrátil e se integra ao quadro de instrumentos quando o modo autônomo está ativado.
O desenho da carroceria mistura aspectos de Golf e Up. A frente não possui grade e a tampa do porta-malas é da cor preta. O para-brisas encontra-se com o teto totalmente de vidro. Diversos detalhes possuem a cor azul, inclusive os pneus. As rodas são desenhadas para melhorar a aerodinâmica. Também não há retrovisores, substituídos por câmeras.
É mais um fruto da plataforma modular global para carros elétricos, a MEB (Modular Electric Drive). O motor entrega 170 cv através das rodas traseiras e a transmissão tem uma única velocidade. A aceleraçao de 0 a 100 km/h é feita em oito segundos, já a velocidade máxima é de 159 km/h. Um pacote de baterias posicionado no assoalho do carro garante autonomia entre 400 e 600 km. A versão de produção do Volkswagen I.D. está confirmada para 2020, já o sistema autônomo só será disponibilizado em 2025.