O Bundesrat, Conselho Federal da Alemanha, aprovou uma resolução que tenta acabar com a fabricação de veículos que utilizem derivados de petróleo até 2030. Agora, a proposta é enviada à União Europeia como uma sugestão. Por enquanto, é valida apenas no território alemão.
A resolução consiste na revisão da tributação aplicada aos veículos movidos a combustão interna, movidos a diesel e gasolina. A taxação reduzida para motores a diesel é um dos itens a serem revistos. Além disso, pede-se maior incentivo para meios que não emitem poluentes.
Ou seja, com taxas maiores sobre carros a combustão e menores para veículos elétricos, a demanda pelos primeiros será reduzida. Até 2030, a diferença de taxação deverá ser grande o suficiente para eliminar a demanda pelos veículos a diesel ou gasolina.
Com a aprovação no Bundesrat, a medida deve entrar em vigor em breve. Apenas veículos novos são atingidos, nenhuma cobrança extra sobre veículos usados está prevista. O objetivo é atender os compromissos de redução de emissões assumidos pela Alemanha.
Fonte | Der Spiegel