A sétima geração do BMW Série 5 acaba de ter imagens e detalhes divulgados. O sedã ganha novo desenho, novos materiais na construção e novos equipamentos. Destaque para a redução de 62,14 kg e sistema de esterçamento nas quatro rodas.
A redução de massa foi possível com aplicação de aço de alta resistência, alumínio e magnésio. A carroceria cresce 30,5 mm no comprimento, 7,62 mm na largura e encolhe 15,2 mm na altura. O entreeixos ganha 5,08 mm. O resultado é maior espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros.
A evolução no design é leve. Os faróis agora se alongam até a grade bi-partida. Estas, possuem aletas ativas que se fecham em altas velocidades, contribuindo com a redução do arrasto aerodinâmico. O pacote M Sport está disponível, com para-choques com entradas de ar maiores, saias laterais, saídas de escapamento retangulares, rodas de 19 polegadas e suspensão rebaixada.
Há dois novos motores. Todos utilizam sempre a transmissão automática de oito velocidades. A versão 530i, que substitui a 528i, acompanha um 2.0 turbo de 251 cv e 35,66 kgfm. A aceleração de 0 a 96 km/h é feita em 6 segundos na versão com tração traseira e em 5,8 segundos com o sistema integral xDrive, opcional.
A versão topo de linha 540i utiliza um seis cilindros em linha 3.0 turbo de 340 cv e 45,87 kgfm. Com tração integral, esta versão do Série 5 vai de 0 a 96 km/h em 4,7 segundos. O tempo sobe para 4,9 s com tração traseira.
Entre os sistemas eletrônicos, há assistente ativo de manutenção de faixa e assistente de engarrafamento. Juntos, dão ao carro capacidade de funcionar de forma autônoma em algumas situações. As versões com sistema de tração integral xDrive contam também com rodas traseiras direcionais. As vendas começam nos primeiros meses de 2017.