A recente discussão envolvendo Donald Trump e a Ford resultou na revelação de que o clássico Ford Bronco terá uma nova geração. A expectativa sobre este carro cresceu com a apresentação do Bronco Concept (foto), em 2003. Depois de anos esquecido, rumores começaram a circular sobre a chegada da versão de produção. Agora, em meio à briga entre Donald Trump e a Ford, o presidente da UAW confirma a fabricação do modelo em Michigan, no lugar do Focus.
Tudo começou com a Ford, que está movendo a produção do Focus para o México. O candidato à presidência dos Estados Unidos criticou a ação durante o primeiro debate presidencial, pois resultaria na redução de milhares de vagas de trabalho. A Ford rebateu a critica, garantindo que está criando mais vagas no país após se recuperar da crise sem ajuda do governo.
Bill Johnson, presidente da união de trabalhadores automotivos (UAW) de Michigan, afirmou que a produção da Ranger e do Bronco na fábrica de Michigan garante os empregos. Desta fabrica saíram as unidades do Ford Bronco fabricadas entre 1966 e 1986. Além do Focus, a C-Max será transferida para o México.
O jipão foi produzido de 1966 até 1996, com cinco gerações, e deixou uma legião de fãs nos Estados Unidos. A Ford ainda não se pronunciou oficialmente sobre a declaração de Bill. O conceito de 2003 segue o visual da primeira geração do carro e inspirou a nova geração do Troller T4, lançada após a venda da empresa brasileira para a Ford. A produção nas fábricas mexicanas terão início em 2018, só então a planta de Michigan produzirá os novos utilitários.
Fonte | Detroit Free Press
Imagens | Divulgação