Talvez a Ford seja a fabricante que menos tenha pressa em lançar os carros que levou para o Salão do Automóvel. Entre estes carros estão o aventureiro Ka Trail e o esportivo Mustang. A Ranger Wildtrack até pode ser comercializada caso a recepção do público seja boa, mas o Ford GT e a F-150 Raptor vieram apenas a passeio.
Para um futuro próximo, o Ford Ka Trail será a primeira variação do compacto lançado em 2014. Será lançado no primeiro trimestre de 2017 e tem rodas de liga leve aro 15″ com pintura cinza, faróis de neblina com “Trail” escrito na moldura, rack de teto, capas dos retrovisores, maçanetas na cor cinza e adesivos cinza e laranja nas laterais e na traseira. Completam o visual as molduras nas caixas de roda.
Por dentro a versão tem bancos revestidos parcialmente de couro com costuras laranja e verde, pedaleira esportiva e soleira com o logotipo Trail. Ela será comercializada com os motores 1.0 de três cilindros e 85 cv e 1.5 de quatro cilindros e 110 cv.
A situação do Mustang chega a ser cômica. Ele esteve em todas as últimas edições do Salão, e só agora teve sua importação confirmada. O detalhe é que as encomendas só terão início no final de 2017 – sim, daqui a um ano. As primeiras entregas acontecerão em 2018.
No evento, há duas versões do Mustang: a GT com carroceria conversível e a Shelby GT350 no modelo cupê. Ainda não se sabem quais os acabamentos escolhidos, mas é provável que o modelo V8 desembarque por aqui, já reestilizado e com câmbio automático de dez marchas.
Vendida na Austrália, a Ranger Wildtrak tem rodas de 18 polegadas exclusivas, grade e para-choques diferenciados e pintura especial para rack, retrovisores e maçanetas. Internamente, há couro com costura laranja em bancos, portas, volante e painel. O motor é o 3.2 turbodiesel de cinco cilindros e 200 cv, com câmbio automático de seis velocidades, o mesmo conjunto motriz da top Limited oferecida por aqui.
Imponente, a F-150 Raptor possui motor 3.5 EcoBoost, com dois turbos, 456 cv de potência máxima e 70,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de 10 velocidades. Entre os destaques da nova geração está a redução de 220 kg, graças ao uso de alumínio na carroceria e de aço de alta resistência no chassi.