A Jaguar Land Rover revelou levou boas atrações para Salão do Automóvel de São Paulo. Além do Evoque Conversível e do esportivo F-Type SVR, surpreendeu ao mostrar a nova geração do Discovery poucas semanas depois de ele ter sido apresentado no Salão de Paris. Mas as vendas por aqui só terão início em 2017.
A quinta geração do Land Rover Discovery tem design em linha com o Evoque e o Discovery Sport, mas com importantes novidades técnicas. Agora, 85% da carroceria é de alumínio, o que teve peso na redução de 480 kg no peso total. E continua com menos de 5 metros de comprimento (4,97 m) e sete lugares.
Lá fora o novo Discovery já nasce usando os motores turbodiesel da família Ingenium, os 2.0 de 240 e 180 cavalos, além de um seis cilindros de 258 cv. A única opção a gasolina é o V6 3.0 de 340 cv.
Já o Range Rover Evoque será vendido no Brasil como série especial limitada a 45 unidades, com base na versão de acabamento HSE Dynamic. A capota do carro –que não é metálica- pode ser acionada até os 48 km/h. São necessários 18 segundos para abrir e 21 para fechar.
Sob o capô está o motor 2.0 turbo de 240 cv, combinado com transmissão automática de nove velocidades. A tração é integral e todos os sistemas de auxilio off-road estão presentes, embora não devam ser utilizados com frequência. O problema é o preço: R$ 292.500.
Da parte da Jaguar há o F-Type SVR, versão mais poderosa do cupê. Sem data para estrear no Brasil, tem motor V8 5.0 capaz de gerar 575 cv. A potência o leva a 321 km/h, alcançando os primeiros 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
Além dos três modelos, as marcas mostram toda a gama no evento, com destaque para o Ranger Rover SVAutobipography Dynamic.