O Volvo XC90 ganhou uma nova opção de motor no mercado nacional. Trata-se do Diesel D5 Drive-E 2.0 biturbo de 238 cv. Duas versões estão disponíveis, a Momentum e a Inscription, com preços iniciais de R$ 369.950 e R$ 419.950, respectivamente.
O motor entrega 48,9 kgfm de torque entre 1720 e 2250 rpm. Para compensar o turbolag, a Volvo equipou o carro com o sistema PowerPulse. Em resumo, um compressor alimenta um acumulador de ar, que é liberado para girar a turbina quando o acelerador é acionado abaixo de 2000 rpm. O sistema só entra em ação nas duas primeiras marchas.
O bom torque do motor Diesel aparece nos números de desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,8 segundos, com velocidade máxima limitada em 230 km/h. A transmissão automática possui oito velocidades e a tração é integral.
O sistema semi-autônomo Pilot Assist de segunda geração funciona em velocidades inferiores a 130 km/h. Ele é capaz de controlar aceleração, frenagem e volante, mas não dispensa a atenção do motorista ao que ocorre ao redor.
A versão Momentum possui assistente de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis Full LED com nivelamento automático e funções antiofuscante e autodirecionais, rodas de 19 polegadas e tela central de 9” com comandos do sistema de áudio, navegação, ar-condicionado e sistemas de auxílio à condução.
A versão mais cara, Inscription, possui sistema de áudio Bowers & Wilkins com 1400 W e 19 alto-falantes, suspensão com altura ajustável, detalhes em cromado, rodas de 20 polegadas, aquecimento nos bancos traseiros, teto solar panorâmico, visão 360° e head-up display.