Versão do Holden Commodore para os Estados Unidos, o Chevrolet SS terá sua produção encerrada no final de 2017. Em entrevista ao WardsAuto, Alan Batey, presidente da GM norte-americana confirmou o fim do único sedã com tração traseira e motor V8 da Chevrolet.
Se você puxar pela memória se lembrará que o Holden Commodore é o mesmo carro que foi vendido no Brasil como Chevrolet Omega entre 1999 e 2012. A diferença é que em vez do motor V6 3.6 de 292 cv, usa o V8 6.2 de 415 cv e 57 kgfm de torque do antigo Camaro. Com transmissão automática ou manual de seis velocidades, chega aos 100 km/h “em menos de 5 segundos”, segundo a fabricante.
Não foi por acaso que o Chevrolet SS foi elogiado a ponto de ser comparado com o BMW M5 E39 pela imprensa norte-americana. Mesmo que as vendas do sedã nos Estados Unidos tenham sido lá muito boas, o que determinou o fim do Chevrolet SS foi justamente o encerramento da produção do Holden Commodore na Austrália, junto com o fechamento da fábrica da GM por lá. Seu sucessor na Austrália será a nova geração do Opel Insignia.