De 2017 o Chevrolet Captiva não passa. Com nove anos de mercado, o SUV médio se prepara para passar o bastão ao novo Chevrolet Equinox. Apresentado no Salão de Los Angeles, em novembro, ele chegará ao Brasil importado do México no segundo semestre e já foi flagrado em testes no Brasil.
Trata-se da terceira geração do Equinox, que ficou um pouco menor agora que é baseado na plataforma D2XX, a mesma do Cruze. Foi a forma encontrada pela Chevrolet para distanciá-lo do Traverse nos Estados Unidos. Agora o Equinox cai como uma luva no segmento de Toyota RAV4, Hyundai Tucson, Jeep Compass e Honda CR-V, ocupando o espaço entre o compacto Tracker e o Trailblazer.
Em nenhum momento a Chevrolet confirma o lançamento do Equinox no Brasil, mas promete que 2017 será seu “ano dos SUVs”. Por outro lado, o Equinox já roda em testes no Brasil, como comprova o flagra do site Falando de Carro.
Nos EUA, o Equinox é equipado com motores 1.5 turbo de 173 cv e 28 mkgf com câmbio automático de seis marchas e com o 2.0 turbo de 255 cv e câmbio automático de nove velocidades, compartilhado com o novo Traverse. O Brasil receberia a versão LTZ com o motor menor, se valendo do regime de cotas de importação do México. E é sorte, pois a fábrica mexicana trabalhará para complementar a produção da unidade principal no Canadá.
Entre os equipamentos, destaques para alertas e assistentes de pontos cegos, mudança de faixa e colisão dianteira/traseira e para a central multimídia MyLink, com tela de 8 polegadas, tem conectividade Apple CarPlay e Android Auto.