Poucos dias antes de ser mostrado no Salão de Genebra, o Porsche Panamera Sport Turismo apareceu em sua versão de produção. Como esperado, seu desenho é baseado no conceito de mesmo nome apresentado no Salão de Paris de 2012 e leva elementos da segunda geração. O resultado é excelente.
A frente e o interior são os mesmos do Panamera convencional, o que não é ruim. A parte interessante é traseira. Enquanto o Panamera mescla traços de cupê com sedã de uma forma um tanto polêmica, a Panamera Sport Turismo é uma perua no estilo Shooting Brake feita para agradar a todos.
Há quatro saídas de escape, duas em cada lado. As lanternas finas e alongadas lembram os novos 911 e Panamera e são inteiriças. O spoiler traseiro é ativo e eleva-se em um grau a partir dos 170 km/h, aumentando o downforce. Quando o teto solar está aberto, o spoiler posiciona-se a 26° para reduzir o ruído no interior.
As dimensões são iguais ao Panamera convencional, com exceção da altura, 5 mm maior. Há mais espaço para bagagem, são 520 litros na configuração normal dos bancos ou 1390 litros com a segunda fileira rebatida. Pela primeira vez o Panamera comportará cinco ocupantes. Uma excelente combinação de esportividade, estilo e praticidade. Ao menos para uso no asfalto.
Cinco versões do Panamera Sport Turismo serão oferecidas no início de suas vendas: 4 (330 cv), 4S (440 cv), 4S Diesel (421 cv), 4 E-Hybrid (462 cv) e a Turbo. Esta última utiliza motor 4.0 V8 biturbo de 550 cv e vai e 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, atingindo velocidade máxima de 306 km/h. O nome completo de cada versão será, por exemplo, Porsche Panamera Turbo Sport Turismo.
As vendas na Europa e Estados Unidos começam ainda em 2017. Na terra de Trump, os preços vão de US$ 96,2 mil para o Panamera 4 Sport Turismo até US$ 154 mil no topo de linha Turbo. O Brasil deve receber o carro, mas ainda não há datas os preços anunciados.
Galeria | Porsche Panamera Sport Turismo
Imagens | Porsche/Divulgação