O Volkswagen Arteon apareceu em sua versão definitiva para substituir o CC e subir o nível de concorrentes. Em todos os mercados, exceto os Estados Unidos, será o sedã topo de linha da marca. Tal qual seu antecessor, aposta em um estilo agressivo e carroceria cupê de quatro portas, sem abrir mão do espaço interno.
A carroceria é ampla: são 4,862 metros de comprimento, 2,841 m de entreeixos, 1,871 m de largura e 1,427 m de altura. As grandes dimensões permitem bom espaço interno. O longo entreeixos permite boa acomodação para as pernas no banco traseiro. Segundo a VW, é o melhor da categoria neste quesito. Há espaço para cinco ocupantes.
O desenho interno lembra, de forma geral, o Passat. O sistema Active Info Display está presente no quadro de instrumentos. O sistema multimídia pode ser exibido em telas de 6,5 e 9,2 polegadas. Acima dela, um elegante relógio analógico encontra espaço entre as saídas de ar horizontais. Abaixo das linhas que acompanham os difusores há luz ambiente que se estende para as portas.
A versão R-Line, em amarelo nestas imagens, tem adereços esportivos no interior e exterior. Rodas e para-choques são exclusivos. Há logotipo “R” na grade, volante e bancos. Há imitação de fibra de carbono nos bancos.
Seis opções de motores serão oferecidas desde o lançamento. Com gasolina há o 1.5 TSI de 150 cv e o 2.0 TSI em versões de 190 cv e 280 cv. Com diesel são três variações do 2.0 TDI: 150 cv, 190 cv e 240 cv. As versões mais potentes com cada combustível são oferecidas exclusivamente com tração integral. As demais são dianteiras. O TSI 1.5 e os TDI com menos de 200 cv possuem câmbio manual de seis marchas, as demais usam o DSG de sete marchas.
Como esperado, o Arteon é equipado com sistemas ativos de segurança e auxílio ao motorista. Há controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, entre outros. O preço será maior que o do CC, mirando em conterrâneos como o Série 4 Gran Coupe da BMW e o Audi A5 Sportback.
Galeria | Volkswagen Arteon 2018