Campeão de vendas entre os sedãs médios, o Toyota Corolla 2018 chega com novidades importantes. O grande destaque é o novo visual, já conhecido de outros mercados. O mais importante, no entanto, está na lista de equipamentos de segurança. Agora, todas as versões contam com controle de estabilidade e sete airbags de série. O preço reflete as melhorias: a versão de entrada fica três mil reais mais cara e parte de R$ 90.990.
Novo visual
O Corolla ganha faróis mais estreitos e contornos suaves. O para-choques tem linhas horizontais até as laterais, onde um elemento vertical próximos das luzes de neblina deixa clara a inspiração em carros como o Mirai. Apenas o modelo GLi não conta com luzes diurnas de LED.
A Toyota destaca o trabalho realizado na suspensão para acomodar as rodas de 17 polegadas sem comprometer a durabilidade e o conforto, afastando o estilo “careta” do carro. Uma das conquistas comemoradas pela fabricante durante a apresentação do modelo 2018 foi a redução da idade média dos compradores nos últimos anos.
O interior muda pouco, com destaque para a tela TFT de 4,2 polegadas colorida, posicionada ao centro do quatro de instrumentos. No console há tela de 7 polegadas sensível ao toque, em algumas versões.
Versões e equipamentos
Todas as versões também são equipadas com assistente de partida e rampa e câmbio CVT com sete marchas simuladas. A opção de câmbio manual fica restrita ao GLi 1.8, exclusivo para portadores de necessidades ou Frotistas e que custa R$ 69.990, seja com câmbio manual ou CVT.
O público poderá optar pelas versões GLi (R$ 90.990), XEi (R$ 99.990), Altis (R$ 114.990) e a XRS (R$ 108.990), com apelo esportivo no visual que volta à gama. Além do já citado, o Corolla GLi sai de fábrica com ar-condicionado manual, direção eletrohidráulica, chave do tipo canivete com comandos do alarme, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional e sistema de som com conectividade USB e Bluetooth.
O Corolla XEi é equipado com ar condicionado digital e acrescenta sistema de partida sem chave, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de 17 polegadas, controle de cruzeiro, faróis com acendimento automático, tela de 4,2 polegadas no quadro de instrumentos e de 7 polegadas com o sistema multimídia, GPS e câmera de ré.
Acima está a XRS, que tem o XEi como base e acrescenta elementos visuais: aerofólio traseiro, saias na frente, traseira e laterais, ponta do escapamento cromada, faróis de LED com ajuste de altura e rodas de 17 polegadas em preto brilhante.
O Corolla Altis está no topo e possui ar-condicionado dual zone, sensor de chuva, banco do motorista com regulagem elétrica, rebatimento automático nos retrovisores e rodas de 17 polegadas diamantadas na cor cinza.
Conjunto mecânico
Aqui não há qualquer novidade, o que não é necessariamente ruim. Os motores 1.8 e 2.0 flex, ambos dual-VVT-i de 16 válvulas, são mantidos. O primeiro entrega 144 cv a 6000 rpm e 18,6 kgfm a 4800 rpm, com etanol. Quando abastecido com gasolina são 139 cv e 17,7 kgfm, respectivamente, nas mesmas rotações.
O 2.0 chega aos 154 cv a 5800 rpm e 20,7 kgfm a 4800 rpm ao usar etanol. Os números caem para 143 cv e 19,4 kgfm com gasolina. Neste caso, a potência segue a 5800 rpm e o torque máximo aparece antes, com 4000 rpm.
A transmissão CVT simula sete marchas e tem opção de trocas manuais. Elas são feitas através da alavanca de câmbio no Corolla GLi e em hastes atrás do volante nas demais versões.