Passados seis meses do lançamento do Mobi Drive, com motor 1.0 3cil. Firefly, a Fiat lança agora a versão com câmbio automatizado do compacto, a Drive GSR. Por R$ 44.780, é o modelo mais barato sem o pedal de embreagem a venda no Brasil.
GSR significa “Gear Smart Ride”, algo como “condução de marcha inteligente”. É um novo nome para a velha transmissão automatizada Dualogic. Na verdade, trata-se do mesmo conjunto usado no Uno – que logo também trocará o nome Dualogic por GSR. Também tem, de série, borboletas para trocas sequenciais no volante e os comandos são por botões no console central. A diferença para o Uno é que o Mobi automatizado não tem Stop-Start nem controles de estabilidade e tração, e Hill-Holder.
O motor é sempre o 1.0 de três cilindros, capaz de gerar 72/77 cv e 10,4/10,9 kgfm de torque (gasolina/etanol). A Fiat afirma que a adoção do novo câmbio tornaria o Mobi Drive o 1.0 mais econômico do Brasil.
Versões On dão adeus
Completando um ano à venda, o Fiat Mobi aproveita a chegada da versão Drive GSR para lançar a linha 2018 do compacto. A principal diferença é o fim das versões Easy On, Like On e Way On, que acrescentavam equipamentos como ar condicionado e direção hidráulica sobre as versões base.
A Easy, que agora parte dos R$ 33.700, tem como únicos opcionais o desembaçador com ar quente e o Kit Funcional, composto por vidros elétricos dianteiros, pré-disposição para rádio, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro e travas elétricas nas portas.
Ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica nas portas, volante com regulagem de altura, maçanetas e retrovisores na cor do veículo passam a ser de série a partir da versão Like, de R$ 39.190.
São opcionais nela o Kit Connect, com desembaçador do vidro traseiro, limpador e lavador vidro traseiro, rádio Connect com Bluetooth e volante multifuncional, e o Kit Live On, que acrescenta o sistema Fiat Live On (que usa o smartphone como tela) e quadro de instrumentos em TFT.
A versão Way segue a receita da Like, acrescentando barras longitudinais no teto, moldura nas caixas de roda, para-choques exclusivos e suspensão elevada, e custa R$ 40.650. Essa versão também pode vir com os mesmos kits Connect e Live On.
Uma coisa não muda: as versões Drive continuam como as únicas equipadas com o motor 1.0 6v Firefly de três cilindros. As demais mantêm a motorização 1.0 quatro cilindros Fire Evo, de 75 cv e 9,9 mkgf de torque, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.