A Toyota apresenta no Salão de Nova Iorque o conceito FT-4X, uma releitura do clássico bandeirante para o século XXI. Definido pela fabricante como uma caixa de ferramentas com tração integral, o conceito adianta as linhas de um possível – e quase provável – substituto para o FJ Cruiser, descontinuado em 2016.
O FJ Cruiser foi um SUV com estilo retrô, inspirado no clássico Land Cruiser (nosso Bandeirante). Além da capacidade off-road, tinha motor V6, grande porte e certa sofisticação. O conceito FT-4X segue um caminho diferente.
Sua plataforma é compartilhada com outros carros da Toyota, incluindo o compacto C-HR. O conceito tem 4,24 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. A altura em relação ao solo é menor e as rodas ficam mais próximas das extremidades da carroceria.
O desenho é trabalho do estúdio de design da Toyota na Califórnia. O apelo aventureiro é muito claro, com aparência robusta e diversas funções embarcadas. O público alvo são Millennials com gosto por aventuras.
A tampa do porta-malas tem abertura em dois modos. Se a maçaneta giratória estiver na vertical, o “modo urban” é selecionado e a abertura é feita em duas partes, lateralmente. Em posição horizontal, ou “modo outdoor”, a tampa abre para cima em peça única. O teto tem pontos para fixação de barracas e há uma câmera GoPro integrada ao retrovisor lateral.
O interior abriga cinco ocupantes, tem bancos totalmente rebatíveis e fundo falso no fundo do porta-malas. Há pontos para fixação de objetos na lateral do porta-malas e garrafas para água nas portas. Um saco de dormir fica entre os bancos dianteiros e comidas podem ser aquecidas ou resfriadas em dois compartimentos.
Detalhes sobre motorização não foram revelados. Sabe-se apenas que o motor do conceito – que é funcional – é um quatro cilindros compacto, com sobrealimentação. A tração é integral com caixa reduzida.