Mais uma vez o título de carro de produção de tração dianteira mais rápido em Nurburgring troca de mãos. Depois de passar alguns meses com o Golf GTI Clubsport, o troféu volta para as mãos japonesas da Honda, com o novo Civic Type R de 320 cv.
A volta foi feita em 7min43s80, ou 5,5 segundos a menos que o Golf, e pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo. Segundo a Honda, a unidade testada era de pré-produção, com a mesma especificação técnica que chegará às ruas. Uma gaiola de proteção foi instalada para segurança, sem melhorar a rigidez da carroceria. Seu peso foi compensado com a remoção do sistema de som e dos bancos traseiros.
[somryv url=”4YSjItQneNM” size=”large” align=”center”]
O engenheiro responsável pela equipe de desenvolvimento do chassi, Ryuichi Kijima, afirmou que a maior velocidade nas curvas foi responsável pelo recorde. Segundo ele, isto deve-se à carroceria e pneus mais largos, maior entreeixos, aerodinâmica otimizada e nova suspensão traseira multilink.
O motor VTEC 2.0 turbo de 320 cv é combinado com câmbio manual de seis velocidades. Antes do Golf GTI Clubsport, o recorde passou por Mégane R.S. 275 Trophy-R e Civic Type R da geração anterior.
Leta também | Salão de Genebra – Honda Civic Type R é o mais potente já produzido
Imagens | Honda/Divulgação