A Volkswagen apresentou hoje o Up! 2018 para o Brasil. O compacto recebe uma reestilização inspirada no modelo europeu que, tal qual o próprio carro, foi adaptada para o Brasil. As alterações externas são consideráveis, mas é no interior que estão as mudanças que eram necessárias.
Na frente, o para-choques limpo dá lugar à uma peça preta, com entradas de ar maiores. Nas versões com motor TSI há um filete vermelho na grade e logotipo na coluna B. O desenho das rodas e calotas são novos, com 14 polegadas nas versões Take Up! e Move Up! e 15” no High Up!.
A traseira também ganha novo para-choques, com espaço para a placa alongado na parte interior, levando até dois refletores. Abaixo, há uma faixa na cor preta. As lanternas são diferentes do modelo europeu e usam lâmpadas convencionais. Com o novo conjunto de para-choques o comprimento aumenta em 8,4 cm, chegando a 3,68 metros.
Não há novidades na parte mecânica, o que é bom. Os elogiados motores 1.0 de três cilindros entregam 82 cv e 10,4 kgfm (MPI, aspirado) e 105 e 16,8 kgfm (TSI, turbo), sempre com Etanol. O câmbio é manual de cinco marchas, com a opção do automatizado i-Motion apenas para o motor sem sobrealimentação.
É no interior que as coisas ficam interessantes. O novo volante é o mesmo de Gol, Fox e até Golf, trazendo os comandos do som e do computador de bordo no volante para a linha Up!. O quadro de instrumentos é maior, lembra o do Fusca e permite conta-giros e indicador de combustível maiores. A tela LCD do computador de bordo fica abaixo do velocímetro e tem iluminação branca.
Todas as versões são equipadas com suporte para smartphone com conexão USB. O rádio “Composition Phone” (opcional do High Up!) tem tela de cinco polegadas e integra-se ao Smartphone para que, juntos, funcionem como uma central multimídia através do aplicativo Maps+More. O rádio acessa os contatos da agenda e músicas do smartphone, já a tela do celular mostra o GPS e dados de consumo do carro. O navegador usa mapas da Tom Tom, com informações do trânsito em tempo real.
As versões de entrada contam com rádio convencional com entradas USB e auxiliar. O painel das versões Move e High tem acabamento diferente na parte central, já a Take tem acabamento único. De acordo com a versão, há ainda faróis de neblina direcionais em curvas abaixo de 40 km/h, sensores de luminosidade e de chuva e retrovisor direito com função tilt-down, para auxiliar em manobras de ré.
Não há mais a opção de duas portas, oferecida até aqui para a versão Take Up! com preço inicial de R$ 35.560. A versão High agora só é oferecida com motor TSI. Confira a seguir os detalhes de cada versão.
Take Up! 2018
Sem opção de duas portas, a versão de entrada Take é equipada exclusivamente com motor 1.0 de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. Traz em sua de equipamentos de série as rodas de 14 polegadas de aço com pneus 175/70 de baixa resistência ao rolamento, chave canivete, banco com regulagem de altura, aviso sonoro de faróis acessos, iluminação no porta-malas, limpador e desembaçador traseiro e suporte para smartphone.
O pacote opcional “Take completo” adiciona ar-condicionado, direção elétrica, volante com regulagem de altura, acionamento dos vidros dianteiros elétrico e travas elétricas. O preço não foi divulgado, mas no modelo atual o mesmo pacote sai por R$ 4.900.
Move Up! 2018
A versão Move pode ser equipada os dois motores. O câmbio automatizado I-Motion é opcional e é compatível apenas com o motor aspirado. Quando equipado com o motor TSI, há luz ambiente de LED de série e o novo rádio “Composition Phone” é disponibilizado como o único opcional.
Sai de fábrica com os itens do Take, mais ar-condicionado, direção elétrica, chave canivete, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica, computador de bordo, volante multifuncional com revestimento em couro, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rádio com USB e auxiliar, rodas de liga leve de 14 polegadas e retrovisores externos com luzes repetidoras de seta e função “tilt down” no lado do passageiro. Isto é, o espelho baixa-se automaticamente quando a ré é engatada, mostrando o meio-fio.
High Up! 2018
A versão topo de linha é oferecida exclusivamente com motor 1.0 TSI e câmbio manual e tem equipamentos exclusivos. De série, adiciona à lista do Move os sensores de luminosidade, de chuva, faróis com função “Coming & Leaving Home” e faróis de neblina que acompanham curvas em baixa velocidade. Como opcional há o acabamento em couro sintético Native para os bancos e o som “Composition Phone”.
Up! Connect
A série especial Up! Connect, que ilustra esta página, é comemorativa da chegada da reestilização. Baseada no Move Up! com motor TSI, possui rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, som “Composition Phone”, teto e retrovisores na cor preta, faixa lateral e interior escurecido. Será vendida na nova cor Laranja Habanero e nas conhecidas Azul Lagoon e Prata Sirius.
Até a chegada do carro às lojas, no fim de abril, será apresentado o Cross Up!. Os preços também devem aparecer com a proximidade do lançamento. Os novos equipamentos devem resultar em aumento do preço, tirando do Up! a função de Volkswagen de entrada e passando a vez para o Gol de duas portas.
Imagens | Volkswagen/divulgação