Versão sedã do Polo, o Volkswagen Virtus será lançado no Brasil em novembro. De acordo com cronograma de lançamentos globais para 2017 apresentado pela Volkswagen a seus acionistas, o sedã que será produzido apenas no Brasil chegará às lojas em novembro.
O Virtus é o primeiro modelo baseado na plataforma MQB desenvolvido especificamente para a América do Sul. Será um produto importante para a Volks em mercados como México e Argentina , além do Brasil. A ser lançada na Europa em junho, a nova geração do Polo também chegará às lojas brasileiras neste ano.
Hoje, Gol, Up! e Fox brigam em faixas de preço muito próximas. O novo Polo ficaria acima dos três, no posto de compacto premium da marca – onde esteve entre 2002 e 2014, por sinal. O motor 1.o TSI ou o 1.6 16V MSI seriam boas opções para ele.
O novo Polo terá dimensões maiores que aquele vendido hoje na Europa. Fala-se em comprimento 20 cm maior, o que o levaria dos 3,97 m para os 4,17 m de comprimento. Parte disso se deve ao uso da nova plataforma MQB A0, estreada pelo novo Seat Ibiza e que será compartilhada com a nova geração do Audi A1. Ela proporcionaria redução de peso na ordem dos 70 kg.
O Volkswagen Virtus, por sua vez, representa a nova geração do Polo Sedan – hoje vendido apenas em alguns mercados emergentes. Por aqui, o Virtus ocupará a lacuna entre o Voyage e o Jetta. Será, portanto, um grande rival para Chevrolet Cobalt e Honda City.
Mudanças internas já começaram
A linha 2018 dos compactos da Volkswagen revela que mudanças estão por vir. Enquanto o Up! 2018 se tornou um produto mais premium, a linha 2018 de Gol e Voyage, que está para ser lançada, terá menos versões. Os dois compactos terão apenas as versões City (frotistas), Trendline e Comfortline. Highline e Elegance (no caso do Voyage) deixam de existir.