Depois da Hyundai mostrar o Kona, com design exageradamente ousado, a Kia mostra seu SUV compacto derivado da mesma plataforma. Trata-se do Stonic, que chegará à Europa nos próximos meses para disputar concorrentes com modelos Nissan Juke, Renault Captur, Ford EcoSport e Jeep Renegade.
O Kia Stonic tem design mais realista e alinhado com o de outros carros da marca. Mas tem suas ousadias, como a opção de pintura de dois tons, com 20 combinações disponíveis. A Kia também oferecerá pacotes de cores vivas para o interior, enquanto o painel tem central multimídia com Android Auto e Apple Car Play como padrão em todas as versões.
Na Europa, onde a direção e a suspensão terão configurações exclusivas, o Kia Stonic terá o motor 1.0 T-GDI (com turbo e injeção direta) de 120 cv como principal destaque, mas ainda terá motores 1.25 e 1.4 aspirados a disposição. A única opção diesel será um 1.6 sem potência divulgada.
Entre os sistemas de segurança estarão frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres, alerta de colisão frontal, detecção de ponto cego com alerta de trânsito cruzado traseiro e sistema de aviso de alerta para entrada em estradas.