A Jaguar apresenta ao mundo o XJR 575, a soma do seu sedã mais luxuoso com o melhor de seus motores, o V8 de 575 cv e 71,38 kgfm de torque. Na prática temos um resultado surpreendente: um carro de 5,25 m de comprimento (na versão base alongada), que pesa “a partir de” 1.885 kg, mas acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e atinge máxima de 300 km/h. O câmbio é um ZF automático de oito marchas e a tração é traseira.
O sedã de luxo com desempenho de esportivo é um produto especial desenvolvido pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) em parceria com a Oxford Road. Por tal especialidade, tem lá características que busquem dar exclusividade a criação, como duas opções de cores personalizadas para a carroceria (um azul e um cinza), além de adereços próprios para o modelo: para-choque dianteiro com entradas de ar mais baixas, capô com fendas e entradas de ar, saias laterais, aerofólio traseiro, rodas de 20 polegadas escuras (com pinças de freio pintadas de vermelho) e um acabamento em preto.
No interior também foi realizado a devida tunagem de fábrica: soleiras personalizadas em alto relevo, costuras dos bancos em couro que mencionam os 575 cv.
O aporte tecnológico segue o capricho. A cabine tem conexão 4G Wi-fi que aceita até oito dispositivos conectados. A interface multimídia se apresenta sob tela de 10 polegadas, que reúne navegação e possibilidade de personalizar a página inicial.
Um carro de desempenho precisa ainda mais do leque de assistências de seguranças disponíveis atualmente. O XJR 575 dispõe de sensores de detecção de tráfego intenso, monitoramento de condução dentro de faixa de rolagem, da fadiga do motorista; frenagem autônoma de emergência, entre outros.
O sedã diferenciado é, de se esperar, um produto destinado aos mercados de primeiro mundo, portanto, não há previsão da sua comercialização no Brasil, palavras da própria fabricante. O preço não foi mencionado, restrição natural em modelos do tipo.