No lançamento do 2008, a Peugeot previa que as versões Allure e Griffe com motor 1.6 de 122 cv e câmbio automático de quatro marchas responderiam por 70% das vendas do modelo. De fato, são as versões que mais se vê nas ruas. A boa notícia é que o SUV deverá receber o câmbio automático de seis marchas na linha 2018, que tem lançamento previsto para os próximos meses.
A nova transmissão em questão é da Aisin (que pertence à Toyota) e hoje é usada com o motor 1.6 THP nos Peugeot 308, 408 e 3008. Agora, ela também será combinada sempre ao motor o 1.6 16V FlexStart, que rende 115cv e torque de 15,51kgfm com gasolina, e 122cv e 16,42kgfm com álcool. Este novo conjunto já estreou nos Citroën C3 e Aircross 2018.
Mesmo assim, a última atualização da tabela do programa de etiquetagem do Conpet/Inmetro antecipou a vinda dos 208 e 2008 com câmbio de seis marchas. O documento aponta a nova transmissão para as versões Allure e Griffe dos dois modelos.
O Peugeot 2008 manteve classificação B nos testes. De acordo com o órgão governamental, o SUV chega aos 7,5 km/l e 9,2 km/l com etanol (cidade e estrada, respectivamente) e 10,7 km/l e 13,0 km/l com gasolina. Para comparação, o modelo com caixa de quatro marchas obteve as marcas de 7,4 km/l e 8,6 km/l (etanol) e 11,0 km/l e 12,2 km/l (gasolina).
A situação também não mudou muito para o 208. Apesar das duas marchas extras, manteve médias de consumo muito similares ao modelo atual. Os índices obtidos com etanol foram de 7,7 km/l e 9,3 km/l (cidade e estrada, respectivamente) e, com gasolina, de 11,0 km/l e 13,2 km/l. No 208 com câmbio de quatro marchas os números de consumo urbano e rodoviário são de 8,1 km/l e 9,1 km/l (etanol) e 11,7 km/l e 13,0 km/l (gasolina), respectivamente. Com isso, sua nota foi rebaixada de A para B.
Hoje, o Peugeot 2008 Allure automático custa R$ 76.990, enquanto o Griffe automático parte dos R$ 82.990. O modelo pode chegar aos R$ 87.990 com o motor 1.6 THP flex de 173 cv. Vale lembrar que a plataforma do 2008 ainda o impede de usar o câmbio automático de seis marchas com o motor 1.6 THP.
Reestilização fica para depois
O Peugeot 2008 ganhou novo design na Europa há mais de um ano, mas as mudanças não serão aplicadas nos carros brasileiros neste momento. E as mudanças nem são tão complexas.
Na frente, terá grade com elementos flutuantes cromados, novo capô, para-choque frontal redesenhado e faróis escurecidos. Atrás, as lanternas novas lanternas têm luzes tridimensionais. Estes novos elementos foram adotados na Europa há um ano.