Por caros R$ 100 mil, o EcoSport voltou a ser 4×4. Chama-se Storm a versão, identificável facilmente pela decoração exclusiva. Passa a ocupar o posto de topo de linha do SUV. A oferta de equipamentos é a mesma oferecida na versão Titanium.
A tração é composta pelo mesmo sistema do Eco antigo, porém o botão seletor não está disponível para o motorista: é permanente e as rodas tracionam ou não de acordo com a demanda.
De forma modesta, a suspensão teve ganhos. Os amortecedores oferecem curso mais longo (1,7 cm), além de buchas exclusivas e molas recalibradas. A Ford também fala em melhorias na direção e que este EcoSport tem bitola mais larga. Em terreno selvagem, a fabricante atesta absorção de impactos mais eficaz em 15% e diminuição da vibração do volante na ordem de 40%.
A adição da tração deixa o EcoSport Storm pesando 1.469 kg, 110 kg a mais que o Titanium. O conjunto mecânico é o mesmo do ex-topo de linha – 2.0 16V de 175 cv e 22,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. A Ford, contudo, não divulgou os números de desempenho e consumo da novidade em razão do sobrepeso.