A Volkswagen tira o atraso e mira bem os segmentos para recuperar a liderança de mercado. No Salão de São Paulo 2018 isso fica bem claro com dois modelos, um conceitual e outro, que já roda em testes Brasil afora e usa o motorshow para ser oficialmente apresentado.
O conceito é a Tarok, picape desenvolvida pelo departamento de design da VW do Brasil. O modelo foi projetado para oferecer praticidade em relação às médias e compactas, mas está na cara que é para concorrer com a Fiat Toro, que praticamente reina sozinha em um segmento bem específico.
No conceito, uma dessas funcionalidades é a escotilha atrás do banco traseiro para acomodar pranchas e outros objetos longos sem a necessidade de apoiar sobre a capota. A Tarok usa tração nas quatro e tem capacidade de carga de uma tonelada. A picape que nascerá do protótipo será lançada no último trimestre de 2019.
Já o T-Cross quer brigar no segmento mais concorrido do mercado atualmente: o de SUVs compactos. O exemplar da VW terá seis airbags, detector de fadiga, controle de estabilidade central multimídia com tela de 8”, quadro de instrumentos digital configurável e seletor de condução com quatro modos. Os motores serão todos TSI: 1.0 de 125/116 cv com câmbio manual ou automático de seis, ou 1.4 de 150 cv, sempre automático.