Bacalar terá produção limitada a 12 unidades
As fabricantes descobriram que fazer edições com tiragem super limitada pode ser uma forma de ganhar dinheiro fácil.
A Bentley, que pertence ao Grupo Volkswagen, não ficou de fora, e mostrou o Bacalar, um roadster de apenas dois lugares. A produção é limitada em apenas 12 unidades.
Cada uma está à venda por 1,5 milhão de libras esterlinas, o que dá cerca de R$ 9 milhões. Quem duvida que já existe uma lista de compradores?
Séculos de história
O Bacalar foi inspirado no conceito EXP 100 GT, que homenageia o centenário da fabricante de Crewe. Ele é tão especial, que chega a ser difícil escolher qual característica o faz mais exclusivo.
Para começar, a Bentley, tradicional fabricante, que tem 100 anos de história, resolveu ressuscitar a divisão Mulliner, encarroçadora fundada 5 séculos atrás, para executar a tarefa de produzir o Bacalar.
Por sua vez, a Mulliner escolheu materiais super nobres – e caros – para rechear o roadster. A começar pelos logotipos, feitos em bronze. Para aliviar o peso, o chassi e as portas são de fibra de carbono.
Madeira milenar
E o que dizer dos bancos, que receberam quase 150 mil pontos de costura? Ainda na cabine, há uma profusão de titânio e lã natural.
Mas nada se compara ao material presente no painel. Já é raro ver carros com madeira natural. A Bentley foi alguns passos adiante, e escolheu árvores de 5 mil anos.
Mas, para não se esquecer do meio ambiente, a empresa só usou madeira de árvores que caíram naturalmente, e estavam em lagos e rios de uma determinada região da Inglaterra. Após um processo de secagem, que preservou a cor natural, as peças foram colocadas no Bacalar.
E todo esse luxo é impulsionado por um motor W12 de 6 litros sobrealimentado de 659 cv e mais de 90 kgfm de torque. A Bentley não divulgou números de desempenho. Mas, quem se importa com isso, com tanta ostentação e luxo.
Vítima do coronavírus
O Bacalar é mais uma “vítima” do cancelamento do Salão de Genebra. O roadster seria a estrela da Bentley na mostra – e um candidato a modelo mais exclusivo do evento, famoso pelo seus supercarros.
Na apresentação via internet, o presidente da empresa lamentou o cancelamento do evento, e disse que o estande da marca seria o melhor já feito em um salão. Uma pena.
O Salão de Genebra teve que ser cancelado após o governo suíço proibir qualquer evento que reunisse mais de mil pessoas. Isso pelo receio de propagação do coronavírus, que se espalhou pelo país nos últimos dias.