SUV compacto deve ser fabricado na Argentina
O 208 será o primeiro dos quatro lançamentos que a Peugeot prepara para o Brasil até 2023. O novo 2008 está entre eles e já foi até registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
De acordo com os colegas do Motor 1, duas versões constam no banco de dados do instituto. O modelo mais caro, por exemplo, traz faróis de neblina, grade frontal na cor preta, teto pintado de preto, rodas de liga leve maiores, peças externas com acabamento cromado e faróis de LED.
Já a versão básica tem rodas menores, grade frontal com acabamento simplificado e faróis com lâmpadas halogenas. As patentes mostram que o SUV não terá iluminação diurna por LEDs. Por fim, o teto é na cor da carroceria.
Lá fora
O novo 2008 foi revelado na Europa em 2019. Além do estilo mais parrudo (diferente do visual de perua do carro atual), ele é significativamente maior do que seu antecessor. Tem 4,30 metros de comprimento (ou 14 cm a mais) e a distância entre-eixos agora é de 2,60 m. O porta-malas também cresceu: são 434 litros contra 355 litros do modelo anterior.
O mercado europeu tem o novo 2008 em três variações do 1.2 turbo de três cilindros, com 100 cv, 130 cv e 155 cv. Existe ainda uma motorização 1.5 diesel de 100 cv ou 130 cv. Há duas opções de câmbio: manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades.
O novo 2008 também é oferecido em versão elétrica, equipada com um motor de 136 cv. A autonomia máxima é de 310 km.
E aqui?
O SUV deve ser fabricado na Argentina, mais precisamente na planta de El Palomar. Seu lançamento no Brasil pode acontecer em 2021. Além do novo 2008, a picape Landtrek também está nos planos da empresa para nosso país.
Ainda não se sabe quais serão as motorizações no mercado sul-americano. Porém, o atual 1.6 THP, que entrega até 173 cv, surge com boas chances de permanecer em linha.