A Fiat levaria a nova geração do pequenino 500 para o Salão de Genebra. Mas o evento foi cancelado pelo temor de propagação do coronavírus.
Então, os italianos esperaram mais um dia, e revelaram, na última quarta-feira, 4, a terceira geração do Cinquecento. E podemos dizer que o carrinho está mais atraente do que nunca.
Ele manteve as formas arredondadas e simpáticas. Mas, agora, ele só será vendido em versões elétricas. É o primeiro carro do tipo criado após o surgimento da FCA.
E a melhor notícia é que chega ao Brasil ainda este ano. Foi o que garantiu o presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa.
Vale lembrar que o 500 anterior tinha uma versão elétrica, mas ela foi lançada antes de a Fiat comprar a Chrysler. Inclusive, o antigo 500e jamais foi oferecido em nosso mercado.
Nós apuramos que ele deve custar cerca de R$ 180 mil. A missão da Fiat é estabelecer um valor mais baixo do que o de outros elétricos, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf.
Aqui vão alguns números sobre o novo 500 elétrico:
- 118 cv
- 320 km de autonomia;
- 0 a 100 km/h em 9 segundos;
- Velocidade máxima de 150 km/h
Ele ainda traz um interior bastante estiloso, bem típico italiano, e estreia uma nova geração de central multimídia, chamada UConnect 5.
A Fiat diz que em apenas 5 minutos, usando um posto de recarga rápida, 50 km da autonomia são recuperados. Entretanto, com um pouco mais de paciência, 35 minutos, 80% das baterias estão carregadas.
Inspiração no Himalaia
Ainda há um curioso modo de condução, chamado de Sherpa. Ele é voltado para a entrega da maior autonomia possível.
A própria Fiat explica: “como um “Sherpa do Himalaia”, que é responsável por toda a expedição e guia até o destino, este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).”