O Salão do Automóvel de São Paulo não será realizado neste ano. De acordo com o site da revista “Quatro Rodas”, a feira programada para novembro acontecerá apenas em 2021.
Motivos não faltariam para o adiamento do evento. A falta de expositores (até agora 15 marcas já confirmaram que não participarão da mostra, incluindo gigantes como Chevrolet e Toyota) e a instabilidade do dólar teriam norteado a decisão. Entretanto, até o coronavírus estaria entre as razões alegadas para a mudança.
De toda maneira, a Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) não confirmou a informação e deve se pronunciar na sexta-feira (6), quando realiza sua tradicional reunião mensal.
O adiamento teria sido uma alternativa encontrada pela Reed Exhibitions (organizadora do evento) para evitar dois cenários catastróficos, segundo a publicação.
O primeiro seria um Salão esvaziado, já que, até agora, apenas Volkswagen, Nissan, FCA e Renault teriam confirmado presença no evento. A “Quatro Rodas” afirma ainda que, destas, apenas a VW estaria empenhada na realização da feira, já que prepara a revelação mundial do projeto A0 SUV, cotado para substituir o Gol.
O outro cenário seria evitar um possível cancelamento do evento, que só poderia voltar a acontecer em 2022.
Assim, ao adiar a realização do Salão, a Reed ganharia tempo para convencer as montadoras desistentes a mudarem de ideia. Ainda segundo a QR, a organizadora estuda realizar um evento voltado para fãs de carros no período em que o Salão seria realizado. A ideia, porém, estaria em fase embrionária.
Novas informações devem surgir em breve, então fiquem ligados!