Marcas fazem máscaras e consertam respiradores para enfrentar coronavírus

Montadoras vão emprestar carros, produzir máscaras e até consertar respiradores para combater o coronavírus
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As montadoras de automóveis estão combatendo o coronavírus. Entre as medidas anunciadas pelas fabricantes há empréstimo de veículos, produção de máscaras e até contribuição na produção de respiradores.

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) contribuiu para a instalação de hospitais de campanha nas cidades de Betim (MG) e Goiana (PE). No total são 397 leitos, com capacidade até para receber casos graves antes de irem para a UTI de hospitais das regiões. Em Pernambuco, o hospital será mantido após o surto de Covid-19.

UPAE em Goiana (PE) receberá hospital de campanha

A empresa também oferece o conhecimento de seus profissionais para auxiliar na produção e conserto de respiradores pulmonares. Além disso, as áreas de compras, logística e engenharia estão atuando na construção dos equipamentos hospitalares e agilizando as entregas.

Doações de equipamentos

Ford quer fazer 50 mil máscaras no Brasil e na Argentina

Máscaras e protetores faciais estão sendo confeccionadas em impressoras 3D por empresas como FCA, PSA, Hyundai e Renault. A Ford pretende fabricar pelo menos 50 mil protetores faciais em suas fábricas de Camaçari (BA) e General Pacheco, na Argentina.

A VW já anunciou a doação de máscaras, ao passo que outros equipamentos, como macacões e luvas, também foram doados por várias montadoras a hospitais.

Consertando respiradores

As montadoras também estão combatendo o coronavírus de outras maneiras. A Hyundai vai disponibilizar veículos de test-drive das concessionárias para transportar idosos. O programa chamado de “Transporte Solidário” começou em Florianópolis (SC), mas a empresa pretende convencer todas as revendas a fazer o mesmo.

Já a Chevrolet vai adaptar parte de suas instalações para consertar respiradores. A iniciativa será realizada juntamente com o Ministério da Economia, o Senai e a Associação Brasileira de Engenharia Clínica.

Voluntário realiza desinfecção nos respiradores antes do conserto na GM

A fabricante diz que mapeou 3 mil aparelhos quebrados, mas o número pode chegar a 5 mil. Caberá ao Ministério da Saúde cuidar do mapeamento dos aparelhos defeituosos junto aos hospitais.

Os respiradores, então, serão levados até as instalações da GM. Funcionários treinados realizarão os reparos. Transportadoras devem ajudar na logística, e a ajuda de outras fabricantes no reparo também é bem-vinda.

Fiat, Ford e Toyota também se prontificaram a usar seus conhecimentos para consertar os equipamentos.

Máscaras para a população

A fabricante de baterias Moura vai produzir e doar 100 mil máscaras para a população. Feita com duas camadas de tecido e um filtro de lã, a máscara segue o padrão adotado na China e foi desenvolvida pelas equipes de engenharia da Moura. Os itens, porém, não são indicados para uso hospitalar e, portanto, não serão doadas aos hospitais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários