Modelo ganhou visual moderno e merecida plástica no interior.
Um mês e meio depois de revelar o novo A3 com carroceria hatch, a Audi resolveu acabar com o mistério e mostrar também a versão sedã do modelo. O Audi A3 Sedan foi revelado nesta terça-feira, 21, de forma virtual.
Afinal, eventos não são possíveis por conta da pandemia do coronavírus. Aliás, na Europa, as fábricas começam a planejar a retomada da produção. Por isso, o Audi A3 Sedan começará a ser vendido, no continente, a partir do meio do ano.
Por aqui, a chegada ainda deve demorar um pouco mais.
Mas vamos ao que interessa… o novo A3 Sedan segue o mesmo estilo do hatch, com mais personalidade, principalmente na dianteira, com faróis mais destacados. A Audi também mostrou que é possível fazer uma grade com tamanho generoso sem perder a mão.
A traseira segue o estilo da primeira geração, mas tem linhas mais musculosas, enquanto a tampa do porta-malas está mais “empinada”. Por fim, as lanternas ficaram levemente arredondadas.
A cabine passou pela esperada remodelação. Seguindo o visual do hatch, ganhou uma central multimídia maior, de 10,1 polegadas, A tela, finalmente, está integrada ao painel e pode receber conexão via internet, servindo como hotspot aos smartphones dos passageiros.
Cresceu levemente
O novo A3 Sedan é 15 cm mais comprido do que o hatch. A segunda geração ainda é 4 cm maior do que a primeira, chegando a 4,50 m. Por outro lado, a distância entre-eixos (2,64 m) e o porta-malas (425 litros) foram mantidos.
Largura e altura pouco mudaram, crescendo 2 cm e 1 cm, respectivamente.
Gasolina, diesel e híbrido leve
Por enquanto, a Audi falou apenas de duas motorizações do A3 Sedan. Certamente, haverá outras variantes, incluindo as esportivas S3 e RS 3.
Enquanto elas não chegam, os interessados poderão escolher entre o motor 1.5 a gasolina e o 2.0 a diesel, ambos de 150 cv.
O câmbio é de dupla embreagem e 7 marchas. O 1.5 a gasolina ainda pode receber uma transmissão manual de 6 marchas, além de possuir um sistema híbrido leve, capaz de desligar o motor em algumas ocasiões para economizar combustível.
Mais refinado
O Audi A3 Sedan também está bem mais refinado em sua nova geração. Opcionalmente, o dono poderá incluir spoiler traseiro em fibra de carbono, faróis full LED Matrix e suspensão adaptativa, itens que normalmente estão presentes em veículos de categorias superiores.
Na Alemaha, o A3 Sedan 1.5 custará 29.800 euros. Após o lançamento, a Audi disse que uma versão de entrada, provavelmente com motor 1.0 turbo, será vendida a partir de 27.700 euros.
Por aqui, fica o mistério sobre a data de chegada do modelo, bem como as motorizações. A Audi já sinalizou que pretende ter carros com o moderno motor 1.5 turbo no Brasil, mas isso ainda não é realidade. Vamos esperar para ver.