A Volkswagen teria desistido de produzir a nova Amarok na Argentina com a Ford. A imprensa local (como os jornais Ambito Financeiro e El Cronista) diz que a decisão foi tomada por conta da situação econômica do país.
A fabricante alemã já teria até informado a Ford sobre a desistência do projeto conhecido como Cyclone, que resultaria na produção das novas Amarok e Ranger na Argentina.
Assim, a VW teria decidido manter a atual Amarok em produção por mais algum tempo. Existe, inclusive, a possibilidade de reestilizá-la em breve. A imprensa argentina diz que, caso a nova Amarok seja vendida no país, ela será importada da Tailândia ou da África do Sul.
Projeto não morre
Contudo, isso não significa que as novas Amarok e Ranger não serão desenvolvidas em conjunto. Segundo o site Argentina Autoblog, fontes ligadas ao projeto afirmam que o plano segue globalmente, uma vez que o projeto é importante para as duas empresas.
Isso porque a Volkswagen enxerga a Ford como a parceira ideal pela vasta experiência em picapes. Assim, a Amarok poderia ter mais sucesso na segunda geração.
Orgulho argentino
De acordo com o Argentina Autoblog, outro fator pesou no cancelamento do projeto Cyclone. A filial argentina da VW não queria “repassar” o projeto da nova Amarok para a Ford, uma vez que a empresa se orgulhava de ter convencido a matriz da viabilidade do projeto.
Outra razão seria o desfalque de um modelo na linha de produção de General Pacheco. A decisão dos latino-americanos, inclusive, teria sido respaldada pelos alemães.