Executivo diz ainda que marca acertou ao tirar alguns modelos de linha
A Ford disse que vai ter opções eletrificadas no Brasil. Isso inclui veículos híbridos e elétricos. Mas, não há qualquer definição sobre quais serão os modelos escolhidos. Nem quando eles começam a chegar.
A promessa foi feita pelo vice-presidente da empresa no Brasil, Rogelio Golfarb, em uma entrevista ao Automotive Business.
Durante a entrevista, Golfarb disse que a empresa está investindo globalmente nessas tecnologias, e que o Brasil poderá, sim, receber alguns desses veículos.
“Tem uma gama de produtos e altíssima eficiência, com tecnologias de ponta à disposição da gente”, disse Golfarb.
Mas, logo na sequência, despistou. “Na hora certa, vocês vão saber quais são”.
Mach-E é o favorito?
Porém, um motivo para sonharmos com o SUV elétrico da família Mustang é que esse foi o único modelo citado nominalmente pelo executivo da Ford.
“Sem esquecer do lançamento fantástico, que eu não vou me comprometer a dizer que vem para o Brasil, mas que eu não posso deixar de mencionar que é o […] Mach-E”, disse.
Ainda não há uma confirmação de que o Mach-E virá. Até porque o carro sequer chegou às lojas americanas. E o câmbio desfavorável também deve ser um fator que preocupa a Ford.
O Mach-E será vendido em três versões nos Estados Unidos. Entretanto, caso venha para cá, ele deve chegar apenas na versão mais completa.
O GT tem 465 cv e torque instantâneo de 84,6 kgfm. Assim, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos – menos do que um Porsche Macan Turbo. No caso da versão GT Performance Edition, o tempo de aceleração é ainda menor: aproximadamente 3 segundos.
As configurações mais “modestas” do SUV terão 255 cv na versão Select e 282 cv na California Route 1. Haverá ainda uma opção com 333 cv e tração integral, combinação esta que estará presente na versão First Edition.
Nos Estados Unidos, a versão Select será a mais barata, começando em US$ 43.895 (cerca de R$ 184 mil).
Já a First Edition (versão limitada de lançamento) vai partir de US$ 59.900 (R$ 252 mil) e estará disponível em três opções de cores, além de trazer placas alusivas à série na parte interna, pedaleira de alumínio e pinças de freio pintadas de vermelho.
A versão de topo será a GT, tabelada em US$ 60.500 (R$ 254 mil).
Linha enxuta
O executivo também falou sobre o enxugamento da linha no Brasil. Para ele, o SUV Territory é a direção que a Ford escolheu traçar no país.
E não mostra arrependimento sobre a retirada do catálogo de produtos conhecidos, como Fiesta, Focus e Fusion.
“Fizemos uma opção muito clara nos segmentos que nós não víamos crescimento no mercado”, sem, porém, citar os modelos que saíram de linha.
É preciso lembrar que o segmento de hatches e sedãs médios tem perdido espaço para os SUVs.
“Essa foi uma opção difícil, mas que se mostra, no nosso caso, especificamente, absolutamente correta”, concluiu.