Há 15 anos, Bugatti Veyron rompia a barreira dos 400 km/h

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Superesportivo de 1.001 cv alançou 407 km/h em uma pista de testes na Alemanha.

Bugatti Veyron alcançou 407 km/h na segunda tentativa

15 anos são uma eternidade na evolução de um automóvel. Em 2005, sequer imaginávamos que os carros poderiam se tornar uma extensão dos nossos celulares.

Nesse mesmo ano, o Bugatti Veyron alcançou um feito que ainda surpreende, mesmo uma década e meia depois: foi o primeiro carro de produção em série a ultrapassar os 400 km/h.

Bugatti Veyron em ação na pista de testes

Tudo bem que a produção em série do Veyron foi de 450 unidades, mas tá valendo.

A velocidade alcançada, mais precisamente, foi de 407 km/h. Confere aí no vídeo:

De segunda

Isso aconteceu em 27 de abril de 2005, na pista de testes de Ehra-Lessien, na Alemanha. O Veyron 16.4 conduzido pelo piloto Uwe Novacki marcou 411 km/h. A marca oficial para os registros, porém, foi 4 km/h menor.

Curiosamente, a barreira dos 400 km/h só foi quebrada na segunda tentativa. Dias antes, Novacki consegui alcançar “apenas” 380 km/h na mesma pista.

Na quebra do recorde, o Veyron acelerou de 0 a :

  • 100 km/h em 2,5 segundos;
  • 200 km/h em 7,3 segundos;
  • 300 km/h em 16,7 segundos
Motor W16 empurrou Bugatti Veyron aos 407 km/h

Tudo isso usando o famoso motor W16 de 8 litros com 4 turbinas. No Veyron 16.4, a potência era de 1.001 cv e o torque de 127,5 kgfm.

Superar os 400 km/h foi quase uma questão de honra para algumas pessoas no grupo Volkswagen, que controla a Bugatti. Principalmente para Ferdinand Piëch, morto em 2019.

Na época, o chefão do grupo queria um carro de produção que superasse uma marca de 406 km/h alcançada pelo Porsche 917 que correu as 24 horas de Le Mans nos anos 1960.

Superado o primeiro recorde, de 407 km/h, outras marcas foram batidas. Em 2010, o Veyron 16.4 Super Sport, versão melhorada do superesportivo, com 1.200 cv, alcançou os 431 km/h, quebrando o recorde de veículo de produção em série mais rápido. 

Quase 3 anos depois, o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse se tornou o conversível de produção mais veloz do mundo, atingindo 408,84 km/h.

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