Em 15 anos, foram cerca de 150 mil unidades vendidas no mercado vizinho.
Depois de 15 anos, o Volkswagen Fox saiu de linha… pelo menos na Argentina, nossa vizinha.
Por lá, o hatch compacto deixará de ser vendido após quase 150 mil unidades comercializadas. As informações são dos “hermanos” do Autoblog Argentina.
Lá, como cá, a Volks tem uma linha recheada de hatches compactos. Além do agora finado Fox, os argentinos podem adquirir Up, Gol ou Polo.
Os sortudos ainda podem comprar o Golf, que por aqui só chega na versão híbrida GTE.
Vendas iam mal na Argentina
Fato é que, ao contrário do que acontece em terras brasileiras, o Fox não vinha apresentando bons resultados na Argentina. Em 2019, último ano cheio de sua carreira, foram 1.670 unidades emplacadas.
Menos até do que o Golf, e distante um abismo de Up (7.100), Polo (8.640) e Gol (13.600).
Aliás, foi o pior ano cheio em sua trajetória, que começou em 2005. O Fox chegava à Argentina importado do Brasil, onde é feito até hoje, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
Sobrevida no Brasil
No Brasil, o Fox chegou a ser considerado um carro morto, até meados de 2017. Nessa época, a Volkswagen começou um processo de enxugamento da linha, simplificando a gama de versões.
Com o lançamento do Polo, o fim da linha para o hatch “altinho” era iminente.
Porém, em um movimento surpreendente, a Volks deixou apenas duas versões do Fox, ambas completas, com motor 1.6 e preço competitivo – que permanece na casa dos R$ 50 mil.
Como você pode ver aqui, carros populares com motor 1.0 já se aproximam desta faixa.
Com um catálogo interessante, o Fox ganhou uma sobrevida, e voltou a vender razoavelmente bem – foram quase 40 mil unidades em 2019, bem mais do que o Up, por exemplo.
Os resultados fizeram com que a Volks mantivesse o velho Fox em linha. Com o projeto pra lá de pago, ainda deve trazer boa rentabilidade para a empresa.