Versão mais cotada para o nosso mercado é a Sport, que competiria com o Jeep Compass
Após longa espera, a Ford finalmente revelou a nova geração do Bronco nesta segunda-feira (13). Mais do que um modelo, um dos maiores ícones da fabricante do oval azul agora é uma marca, com uma linha de 3 SUVs.
Dois dos modelos foram criados para encarar um off-road mais pesado, e têm como maior rival outra lenda: o Jeep Wrangler. Até as configurações são semelhantes: versões de 2 e 4 portas.
O terceiro membro, chamado Bronco Sport, foi pensado para um segmento mais convencional. Ele também tem tração 4×4, mas não chega tão longe quanto os irmãos. Por outro lado, seu desempenho no mercado, onde irá concorrer sobretudo com o Jeep Compass, deve ser melhor.
Broncos ‘raiz’
Os novos Bronco 2 e 4 portas (esse é o nome oficial) serão construídos sobre a plataforma da Ranger, e trazem atributos que os qualificam para encarar praticamente qualquer tipo de terreno.
São 7 modos de condução, incluindo terrenos com lama, pedras e areia. Dependendo da versão, o Bronco mais “raiz” terá uma configuração ainda mais capaz no off-road, que inclui uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com modo automático para o 4×4 sob demanda.
Ela traz ainda eixo traseiro Dana 44 AdvanTEK e diferencial independente Dana AdvanTEK – sempre com travamento eletrônico.
A Ford está afirmando que seu novo Bronco é a nova referência em capacidade off-road, com 85 cm de capacidade de submersão, ângulos de ataque e saída de 29 e 37,2 graus, respectivamente e 24,9 cm de distância para o solo.
O Bronco só será vendido com motores turbo da família EcoBoost. Nessas versões, os clientes poderão escolher entre um 2.3 de 4 cilindros e 270 cv e um V6 2.7 de 310 cv. Eles são casados com transmissões automática de 10 marchas ou uma inédita manual de 7 marchas, que vem de série.
O Bronco 2 portas tem 4,42 m de comprimento, 2,55 m de entre-eixos e 1,85 m de altura. Já o Bronco 4 portas tem 40 cm a mais, chegando a 4,82 m no comprimento e 2,95 m no entre-eixos.
Sport é rival para o Compass
Já o Bronco Sport tem unidades de 3 cilindros e 1.5 litro e 181 cv ou 2.0 de 4 cilindros e 245 cv. Nesse caso, apenas um câmbio automático de 8 marchas está disponível.
Além de ser menos potente, ele também é menos capaz, quando o assunto é off-road. Ainda assim, ele traz, nas versões mais completas, os 7 modos de condução e diversos recursos que vão ajudar o motorista em trilhas mais pesadas.
Ainda há um generoso pacote de auxílios à condução, que inclui frenagem de emergência com detecção de pedestres, avisos de colisão frontal, de pontos cegos e de tráfego cruzado, sistema de manutenção de faixa, ACC e reconhecimento de placas de trânsito.
Ele deve ser um grande rival para o Jeep Compass. Seu porte é bem parecido: 4,39 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 1,79 m de altura.
Esse é o modelo que mais tem chances de ser vendido no Brasil. Como sua produção será no México, o Bronco não paga imposto de importação. Com isso, consegue ser mais competitivo.
Nos Estados Unidos, seu preço inicial será de US$ 28.155, algo próximo de R$ 150 mil, na conversão direta.