Modelos são equipados com bolsas defeituosas da Takata
A General Motors oficializou nesta sexta-feira (24) o recall de 235.845 unidades dos modelos Celta e Classic para troca do airbag do motorista.
Veja abaixo os detalhes do recall:
Chevrolet Celta
Número de unidades convocadas: 91.573
Data de produção: de 22 de agosto de 2012 a 15 de abril de 2015
Modelos: 2013 a 2016
Chassis: DG124288 a GG100849
Chevrolet Classic
Número de unidades convocadas: 144.272
Data de produção: de 04 de julho de 2012 a 10 de junho de 2016
Modelos: 2013 e 2016
Chassis: DB186193 a GR160004
Curiosamente, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) tomou conhecimento do problema por meio da imprensa, como o site G1.
A convocação acontece oito dias após a Polícia de Sergipe concluir que o motorista de um Celta 2014 morreu depois de “ser ferido no pescoço por um objeto metálico projetado do airbag”.
Foi a primeira vítima fatal decorrente do problema nos airbags da Takata no Brasil, uma vez que o acidente aconteceu no dia 20 de janeiro, uma semana antes da morte causada pelo mesmo defeito em um Honda Civic.
Segundo o Ministério da Justiça, os proprietários devem contatar a rede de concessionárias Chevrolet para agendar a substituição do airbag do lado do motorista.
O atendimento será iniciado em 5 de agosto, não terá custo e tem o tempo estimado de até uma hora.
Maior recall da história
O recall dos “airbags mortais” da Takata é o maior da história e já atinge mais de 100 milhões de veículos.
Só no Brasil, mais de 4 milhões de veículos foram chamados por várias fabricantes para corrigir o problema.