Hatch chega ao Brasil nos próximos meses
O novo Peugeot 208 estreia no Brasil nos próximos meses com uma notícia boa e outra ruim. A boa é que o hatch terá uma inédita versão elétrica. E a ruim é que o velho motor 1.6 16V será a única opção movida a combustão.
A configuração elétrica será rotulada de esportiva no país. Chamada de e-GT, ela terá 136 cv, torque máximo de 26,5 kgfm e precisa de 8,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Já quem esperava pelo moderno 1.2 de três cilindros com turbocompressor vai se decepcionar.
Em seu lugar, o hatch terá o conhecido 1.6 16V, que entrega 118 cv com etanol e 115 cv quando abastecido com gasolina. O torque máximo é de 16,1 kgfm com ambos os combustíveis e a única opção de transmissão disponível será a automática de seis marchas.
Estilo arrojado
Personalidade não vai faltar no design do novo 208. O estilo moderno replica as linhas do modelo europeu, cuja inspiração nos felinos aparece nas lanternas com três refletores. Elas são interligadas por uma faixa preta, a exemplo do que acontece no 3008.
Na frente, o carro tem faróis com prolongamentos até a parte inferior do para-choque, que trazem luzes de LED.
Apesar de manter a distância entre eixos de 2,54 metros, o 208 cresceu 9 cm no comprimento e agora tem 4,06 metros. Curiosamente, apesar de mais longo, o hatch perdeu capacidade no porta-malas, que caiu de 285 litros para 265 litros.
Painel em 3D
Inaugurado pelo 208 atual, o conceito i-Cockpit estará presente no seu sucessor. Estarão lá o volante de diâmetro reduzido e o quadro de instrumentos em posição elevada.
E por falar em painel, ele terá tecnologia holográfica em 3D, “para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque à frente do visor principal”, segundo a fabricante.
O novo 208 será fabricado na planta de El Palomar, na Argentina, e marca a estreia da plaforma CMP (Common Modular Platform), que servirá a todos os modelos compactos do grupo PSA.
No Brasil, a nova base será aproveitada em um lançamento da Citroën, possivelmente o novo C3, que será produzido em Porto Real (RJ).