Chevrolet Tracker Premier – primeira volta

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Inspirado no Onix, SUV compacto muda completamente para tentar ser líder da categoria

Tracker mudou completamente na nova geração; SUV agora é baseado no Onix

Já faz um tempo que você não vê avaliações por aqui. Mas isso está mudando. A partir de agora, você vai ver com uma maior regularidade nossos testes com as novidades do mercado.

E para marcar o começo dessa nova fase, estamos trazendo um dos principais lançamentos no Brasil em 2020: o novo Chevrolet Tracker.

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Por que ele é tão importante? Simples. Sua missão é liderar o segmento de SUVs compactos, o mais disputado do nosso mercado, e que já foi liderado por Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.

Nos próximos parágrafos, vamos responder se o Tracker tem condições de ser a nova referência, e se é uma boa opção de compra.

Novo Chevrolet Tracker Premier 2021

Quanto custa?

A versão que avaliamos é a topo de linha, chamada Premier. Ela é vendida por R$ 119.490, e não tem opcionais.

Pode parecer caro, principalmente porque quase todos os grandes concorrentes, em suas versões equivalentes, custam menos do que isso. Só que o Tracker é bem mais completo.

O Tracker é o único carro do segmento com alerta de ponto cego e central multimídia com wi-fi, e um dos poucos a trazer frenagem automática de emergência, estacionamento autônomo e carregador de celular por indução.

O que oferece?

Entre os itens de série, há:

Alerta de ponto cego presente no Tracker é raridade no segmento
  • 6 airbags
  • ar-condicionado digital
  • teto solar panorâmico
  • faróis de LED
  • rodas de 17 polegadas
  • central multimídia de 8 polegadas com wi-fi
  • carregador de celular por indução
  • acesso e partida por chave presencial
  • estacionamento autônomo
  • frenagem automática de emergência
  • alerta de ponto cego
  • monitoramento de distância do veículo à frente
  • sensor de chuva
  • acendimento automático dos faróis
  • câmera de ré

Como anda

Essa geração do Tracker chega com as menores motorizações que o SUV já teve. São duas opções, sempre com 3 cilindros e turbo: 1.0, de 116 cv (que também equipa o Onix) e 1.2 de 133 cv, por enquanto, exclusivo do modelo. 

Sim, eles são menos potentes do que o antigo 1.4 turbo de 153 cv da geração anterior pós-facelift e também do que o 1.8 aspirado de 144 cv da versão pré-facelift. 

Os novos motores, contrariando a lógica, também não possuem injeção direta de combustível. 

Mas nem tudo está perdido. A nova linha de motores é mais econômica, e o 1.2 tem mais torque do que o antigo 1.8. São 21,4 kgfm contra 18,9 kgfm. Além disso, casa muito bem com o câmbio automático de 6 marchas. 

Na comparação com o 1.4 turbo, são 20 cv e 3,1 kgfm a menos. 

Novo Tracker tem motor menor e menos potente, mas segue andando bem

Porém, se analisarmos apenas números, teremos uma impressão falsa do desempenho do novo Tracker. Além de estar mais leve do que a geração anterior, o SUV possui melhor entrosamento entre motor e câmbio. 

O acerto é mais preciso, inclusive, do que no Onix, onde parece que faltou um ajuste fino, principalmente nas reações do acelerador. 

No Tracker, as acelerações são mais progressivas, enquanto a direção ficou mais direta. 

Uma característica preservada da geração anterior é o bom acerto da suspensão. O trabalho da engenharia ainda conseguiu resolver os problemas crônicos de batidas secas que o Tracker antigo carregava por ter um curso mais curto.

A suspensão é firme, mas oferece bom compromisso com o conforto. Nesse aspecto, o Tracker não se sai tão bem quanto Renegade, mas fica entre os melhores do segmento junto com o T-Cross.

Entre os rivais

Cabine tem visual moderno e materiais de bom gosto

O Tracker segue uma fórmula bastante conhecida pela própria GM. O modelo é bastante regular, não destoando demais em nenhum aspecto.

É o que acontece ao analisarmos o espaço interno. Aqui, novamente o Tracker não de destaca, mas também não decepciona.

Com 2,57 m de entre-eixos, ele não deixa uma sensação de aperto. Porém, o fica abaixo de Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Honda HR-V e Hyundai Creta, e empata com o Jeep Renegade, que oferece melhor espaço para a cabeça. 

Porta-malas de 393 litros fica apenas na média do segmento

O volume do porta-malas segue a mesma tendência. São 393 litros, suficientes para superar T-Cross e Renegade. Mas ainda fica distante do trio de origem asiática, Creta, Kicks e HR-V. É menos até do que o compartimento de bagagens do Nivus, versão “esticada” do Polo. 

TrackerT-CrossRenegadeKicksCretaHR-V
Comp.4,27m4,20m4,29m4,29m4,27m4,33m
Entre-eixos2,57m2,65m2,57m2,61m2,59m2,61m
Largura1,79m1,76m1,81m1,76m1,78m1,77m
Altura1,62m1,59m1,69m1,59m1,64m1,59m
Porta-malas393 l373 l320 l431 l431 l437 l

Na qualidade do acabamento, um critério bem mais subjetivo, o Tracker aparece bem na fita. Em um segmento onde o plástico duro é regra, o Chevrolet lança mão do material, mas oferece uma combinação interessante com uma espécie de vinil azul. 

Sem grandes exageros, a cabine é moderna, e entrega uma boa ergonomia. O motorista só precisa de acostumar com um preciosismo.

Ao contrário da maioria dos carros com partida por botão, onde basta pressionar a tecla uma vez, para ligar o motor do Tracker é preciso realizar o procedimento duas vezes. 

Bancos da versão Premier têm estofamento que combina preto e azul

E aí, vale a compra?

Sim. 

O sonho dos executivos da GM é que o Tracker trilhe o mesmo caminho de sucesso do Onix. Para que isso se concretize, adotaram a mesma tática.

O SUV compacto foi desenvolvido na China, como um carro global de países emergentes. Tem visual agressivo, motores modernos e está recheado de equipamentos. Não é o mais espaçoso da categoria, nem o mais econômico, tampouco o de melhor desempenho. Mas também não é o pior.

E talvez essa seja a chave para disputar a liderança. O Tracker é equilibrado, porque vai razoavelmente bem em todos os quesitos. 

FICHA TÉCNICA: Chevrolet Tracker Premier

  • Preço
  • Motor
  • Potência
  • Torque
  • Cons. urbano
  • Cons. rodoviário

  • R$ 119.490
  • 3 cilindros, 1.2 12V, turbo
  • 133 cv
  • 21,4 kgfm
  • 11,2 km/l / 7,7 km/l (G/E)
  • 13,5 km/l / 9,4 km/l (G/E)

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