SUV de luxo revive com motorização híbrida e telas de sobra
Muita coisa mudou no mercado de carros nos Estados Unidos. Os modelos compactos se proliferaram e os elétricos tomaram conta das ruas. Mas a maioria dos norte-americanos ainda gosta daquilo que fazem de melhor: SUVs gigantescos.
Para eles é que a Jeep traz de volta o Grand Wagoneer. Ainda na forma de conceito, o utilitário esportivo revive o nome lançado nos anos 60 como Wagoneer e que ganhou a alcunha “Grand” duas décadas mais tarde.
Apesar da inspiração no passado, evidenciada pelas formas quadradas da carroceria, o novo Grand Wagoneer servirá como vitrine do que a Jeep terá de bom nos próximos anos.
“Nosso Grand Wagoneer Concept é o primeiro passo para o renascimento do Wagoneer, um genuíno ícone norte-americano. Com a eletrificação chegando a todos os modelos da Jeep nos próximos anos e a reintrodução do Wagoneer, cresceremos rapidamente em novos segmentos e espaços premium”, afirmou Christian Meunier, presidente global da marca Jeep.
Casa sobre rodas
O Grand Wagoneer Concept está em sintonia com o mundo moderno ao trazer motorização híbrida plug-in. Ele honra a tradição off-road da Jeep com sofisticados sistemas 4×4, que formam uma bela dupla com o luxuoso interior.
A lista de equipamentos inclui suspensão pneumática, rodas de alumínio de 24 (!) polegadas, lanternas em LED e teto panorâmico.
Por dentro, o SUV tem acabamento com detalhes em madeira e vidro e (muito) espaço para sete pessoas. As duas primeiras fileiras possuem assentos independentes, enquanto a terceira fileira acomoda três passageiros.
Põe na tela!
Quem viaja no Grand Wagoneer tem nada menos do que quatro telas espalhadas pela primeira fileira de bancos.
A primeira delas tem 12,3 polegadas e cumpre o papel do painel de instrumentos. A segunda possui 12,1 polegadas, está à serviço da central multimídia. Abaixo dela está uma terceira tela de 10,25 polegadas para os comandos do veículo. E existe ainda uma quarta tela de 10,25 polegadas à frente do banco do passageiro. Para que serve? Não sabemos. É legal? Certamente.
Na segunda fila de assentos há outras três telas: uma de 10,25 polegadas entre os dois bancos individuais e outras duas telas de entretenimento com 10,1 polegadas, sendo uma para cada passageiro.
O sistema de som de 23 alto-falantes e amplificador de 24 canais é fabricado pela McIntosh, famosa fabricante de sistemas de áudio – favor não confundir com a empresa da maçã.
As versões definitivas do Wagoneer e do Grand Wagoneer serão fabricadas a partir de 2021 na planta de Warren, no estado de Michigan.