Hummer EV: superpicape elétrica de 1.000 cv ‘sobe parede’ e até anda de lado

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Meu nome é Hummer EV, mas pode chamar de ‘anti-Cybertruck’

A GM revelou a versão final do Hummer EV. O modelo marca a volta da Hummer, marca que fez fama entre os anos 90 e 2000 com SUVs e picapes grandalhões.

Porém, não é só o visual abrutalhado que chama atenção. Afinal de contas, não é todo dia que a gente vê um carro elétrico com três (!) motores e potência estimada em 1.000 cv. Sim, mil cavalos.

Se você achou bastante, então saiba que o torque máximo é de nada menos do que 158,9 kgfm.

Imprensa americana duvida dos números divulgados pela GM

Entretanto, é bom frisar que a imprensa norte-americana já contesta estes números. A revista Car and Driver, inclusive, afirma que o valor real de torque do Hummer EV seria de “apenas” 110,6 kgfm.

De toda forma, a GM diz que o Hummer EV leva 3 segundos para ir de 0 a 96 km/h. Ou seja, praticamente o mesmo que os 2,9 segundos da Tesla Cybertruck. Coincidência? Óbvio que não.

Sobe parede? Quase!

Grade frontal faz referência aos antigos modelos da marca

Seja como for, a picape não impressiona apenas pelo desempenho. Ela traz diversos sistemas que aumentam sua capacidade no fora-de-estrada.

Um deles é o modo CrabMode, no qual as rodas dianteiras e traseiras podem ser esterçadas em um mesmo ângulo para fazer o veículo “andar de lado” em determinadas situações.

Dependendo da versão, a picape também pode contar com pneus de até 37 polegadas, muito úteis para vencer terrenos hostis.

E olha que não é exagero falar que ela “sobe parede”. A GM afirma que o Hummer EV pode realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e atravessar áreas alagadas de até 610 milímetros de profundidade.

A picape pode vir ainda com uma “blindagem” na parte inferior para protegê-la de pedras e outros obstáculos. E traz um sistema de câmeras posicionadas para permitir que o motorista visualize por onde está passando.

Fácil de carregar

Pneus podem ser de até 35 polegadas

No asfalto, o Hummer EV traz o sistema de condução semiautônoma Super Cruise. Ele consegue detectar situações nas quais o veículo poderia mudar de faixa e executa a manobra por conta própria, não sem antes realizar a sinalização adequada.

A autonomia pode chegar a 563 quilômetros. A picape pode ter suas baterias recarregadas em carregadores ultrarrápidos, obtendo 160 quilômetros de autonomia em apenas 10 minutos.

Barata não é

Picape ganhará novas versões mais baratas até 2024

A picape elétrica estreia nos Estados Unidos apenas em 2021. Inicialmente ela será vendida na versão Edition1, que custará salgados US$ 112.595, ou quase R$ 630 mil em conversão direta.

Esta configuração será a completona, incluindo amortecedores adaptativos, pneus de 35 polegadas, blindagem na parte inferior do veículo e o sistema CrabWalk.

Em 2022, a GM pretende lançar o Hummer EV EV3X por US$ 99.995, ou aproximadamente R$ 559 mil. Além dos três motores elétricos, ela terá suspensão a ar, modo CrabWalk e sistema de vetorização ativa de torque.

Outras duas versões serão lançadas nos próximos três anos. Em 2023 estreia o Hummer EV2X, que terá “apenas” dois motores elétricos e preço de US$ 89.995, ou R$ 502.883.

E em 2024 será a vez do EV2, versão de entrada que custará US$ 79.995 – ou aproximadamente R$ 447 mil.

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