BMW iX chega em 2021 como crossover elétrico de mais de 500 cv e suporte ao 5G

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ele é o primeiro modelo da marca criado com uma plataforma própria para veículos elétricos.

BMW iX traz a grade polêmica, mas visual, no geral, é bacana

A BMW apresentou nesta quarta-feira (11) o iX, primeiro veículo elétrico da marca criado sobre uma plataforma específica para veículos movidos a eletricidade. Seu lançamento está previsto para o segundo semestre do ano que vem.

O iX será produzido em Dingolfing, que, apesar de ter nome de cidade chinesa, é uma cidade alemã, próxima de Munique.

VEJA MAIS

Com o iX, a BMW espera entrar em um mercado de maior volume entre os elétricos. Só que a empresa chega atrasada entre aquelas que têm uma plataforma própria para veículos do tipo.

Faróis são os mais finos já criados pela BMW

O grupo Volkswagen e a Mercedes-Benz, por exemplo, já colocaram nas ruas modelos concebidos para serem elétricos.

No entanto, a BMW espera tirar esse “atraso” com o iX com fartura de espaço interno e muita tecnologia.

Além de estar pronto para o 5G, o iX tem capacidade de processar 20 vezes o volume de dados dos modelos anteriores. Com isso, ele também se torna o carro da marca com maior possibilidade de processamento.

BMW iX chega no segundo semestre do ano que vem

500 cv e 600 km

O iX será impulsionado por dois motores elétricos. Combinados, eles devem entregar mais de 500 cv, suficientes para levar o modelo de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

Além disso, as baterias de 100 kWh prometem alcance superior a 600 km. Isso é mais do que modelos vendidos atualmente, como Mercedes EQC, Audi e-tron e Porsche Taycan.

Entre as possibilidades de carregamento, estão o modo rápido, elevando o nível da bateria de 10% para 80% em menos de 40 minutos, ou aumentar a autonomia em 120 km em apenas em dez minutos.

No carregador de parede, convencional, a carga completa leva onze horas. A BMW ainda afirmou que a energia usada para produzir as células da bateria e a bateria vêm de fontes renováveis, e que a taxa de reciclagem dos componentes das baterias é mais alta do que a dos modelos atuais.

X de crossover

iX tem porte semelhante ao do X5

A presença da letra X no nome já adianta, mas não custa reforçar: o iX é um crossover.

A BMW não divulgou as dimensões do modelo, mas disse que ele tem comprimento e largura próximos aos do X5. Isso quer dizer algo em torno de 4,90 m e 2,00 m.

Grade com utilidade

Grade frontal do iX concentra câmera e radares

Em relação ao design, as linhas, de forma geral, são harmônicas, mesmo com a polêmica e generosa grade frontal. Como não existe a obrigação de ser uma tomada de ar, a BMW aproveitou a peça para concentrar elementos tecnológicos, como a câmera e os radares das funções semiautônomas.

Os faróis são os mais afilados já produzidos pela BMW. As lanternas vão no mesmo estilo, enquanto os vincos não são exagerados.

A cabine também segue a linha minimalista, com poucos botões, discretas saídas de ventilação e uma grande tela horizontal, que começa no quadro de instrumentos e se prolonga até a metade do painel.

Interior do iX é minimalista, com poucos botões
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários