Ele é o primeiro modelo da marca criado com uma plataforma própria para veículos elétricos.
A BMW apresentou nesta quarta-feira (11) o iX, primeiro veículo elétrico da marca criado sobre uma plataforma específica para veículos movidos a eletricidade. Seu lançamento está previsto para o segundo semestre do ano que vem.
O iX será produzido em Dingolfing, que, apesar de ter nome de cidade chinesa, é uma cidade alemã, próxima de Munique.
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Com o iX, a BMW espera entrar em um mercado de maior volume entre os elétricos. Só que a empresa chega atrasada entre aquelas que têm uma plataforma própria para veículos do tipo.
O grupo Volkswagen e a Mercedes-Benz, por exemplo, já colocaram nas ruas modelos concebidos para serem elétricos.
No entanto, a BMW espera tirar esse “atraso” com o iX com fartura de espaço interno e muita tecnologia.
Além de estar pronto para o 5G, o iX tem capacidade de processar 20 vezes o volume de dados dos modelos anteriores. Com isso, ele também se torna o carro da marca com maior possibilidade de processamento.
500 cv e 600 km
O iX será impulsionado por dois motores elétricos. Combinados, eles devem entregar mais de 500 cv, suficientes para levar o modelo de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Além disso, as baterias de 100 kWh prometem alcance superior a 600 km. Isso é mais do que modelos vendidos atualmente, como Mercedes EQC, Audi e-tron e Porsche Taycan.
Entre as possibilidades de carregamento, estão o modo rápido, elevando o nível da bateria de 10% para 80% em menos de 40 minutos, ou aumentar a autonomia em 120 km em apenas em dez minutos.
No carregador de parede, convencional, a carga completa leva onze horas. A BMW ainda afirmou que a energia usada para produzir as células da bateria e a bateria vêm de fontes renováveis, e que a taxa de reciclagem dos componentes das baterias é mais alta do que a dos modelos atuais.
X de crossover
A presença da letra X no nome já adianta, mas não custa reforçar: o iX é um crossover.
A BMW não divulgou as dimensões do modelo, mas disse que ele tem comprimento e largura próximos aos do X5. Isso quer dizer algo em torno de 4,90 m e 2,00 m.
Grade com utilidade
Em relação ao design, as linhas, de forma geral, são harmônicas, mesmo com a polêmica e generosa grade frontal. Como não existe a obrigação de ser uma tomada de ar, a BMW aproveitou a peça para concentrar elementos tecnológicos, como a câmera e os radares das funções semiautônomas.
Os faróis são os mais afilados já produzidos pela BMW. As lanternas vão no mesmo estilo, enquanto os vincos não são exagerados.
A cabine também segue a linha minimalista, com poucos botões, discretas saídas de ventilação e uma grande tela horizontal, que começa no quadro de instrumentos e se prolonga até a metade do painel.